O torcedor do Grêmio pôde comemorar com goleada e boa atuação o aniversário de 116 anos do clube. Na tarde deste domingo (15), mesmo com desfalques na defesa, o Tricolor se impôs e venceu o Goiás por 3 a 0, na Arena, pela 19ª rodada do Brasileirão. Jean Pyerre, Everton e Alisson fizeram os gols na partida que marcou a estreia do novo terceiro uniforme gremista.
Antes da bola rolar, a maior preocupação da torcida do Grêmio estava na defesa, já que apenas Cortez foi escalado do quarteto titular. Além dos lesionados Geromel e Leonardo Gomes, o técnico Renato Portaluppi teve ainda o desfalque de Kannemann, que sentiu um problema no tornozelo e não ficou à disposição para partida. O setor, porém, teve pouco trabalho. O Tricolor impôs sua maior qualidade e dominou o Goiás sem muita dificuldade.
A aposta de Ney Franco de escalar o time goiano com dois centroavantes, Rafael Moura e Kayke, não surtiu efeito. A equipe visitante teve pouca capacidade ofensiva e ainda ofereceu espaços para o Grêmio criar pelos lados do campo. Ao longo de todo o primeiro tempo, Galhardo e Cortez tiveram liberdade para chegar ao ataque.
O Grêmio conseguiu construir a vitória ainda antes do intervalo. Desde os minutos iniciais, o Tricolor pressionou um Goiás que fazia uma marcação próxima do gol do estreante goleiro Marcelo Rangel.
Com a área congestionada, o time gaúcho foi arriscando chutes de média distância. Diego Tardelli, Galhardo e Michel tentaram dessa forma sem muito perigo. A primeira finalização de dentro da área foi de Alisson, aos 17 minutos, defendida por Marcelo Rangel.
A estratégia gremista de apostar nos chutes de fora da área deu resultado aos 28 minutos. E foi com um golaço. Jean Pyerre bateu colocado uma bola que morreu no ângulo de Marcelo Rangel, que nada pôde fazer.
A torcida ainda comemorava a pintura de Jean Pyerre quando o Grêmio fez o segundo em jogada que envolveu todo o quarteto ofensivo e foi finalizada por Everton. O camisa 11 aproveitou passe de Alisson e apareceu em velocidade para bater na saída de Rangel: 2 a 0.
Com a desvantagem de dois gols, o Goiás tentou ser mais ofensivo e começou a dar espaços para o Grêmio. Alisson e Tardelli tiveram chances para marcar o terceiro logo em seguida. Aos 44, Alisson não desperdiçou. Ele aproveitou cruzamento de Cortez e mandou para as redes. O atacante ainda teve de esperar a confirmação do VAR para comemorar o gol que transformou o placar em goleada antes do intervalo.
Com a goleada construída no primeiro tempo, o Grêmio diminuiu o ritmo na etapa final. Ainda assim, a Arena quase foi palco de um gol antológico aos 14 minutos. Everton recebeu na área, deixou para trás quatro marcadores, mas acabou não conseguindo a finalização graças ao corte de Daniel Guedes na risca da pequena área. O lance tirou aplausos da torcida.
No lado do Goiás, Ney Franco tentou dar mobilidade para o ataque sacando Rafael Moura e Kayke para as entradas de Leandro Barcia e Rafinha, mas nada surtiu efeito. A superioridade gremista era tanta que Renato Portaluppi se deu ao luxo de tirar o volante Matheus Henrique para a entrada do atacante Luan. Depois, Luciano ainda entrou no lugar de Diego Tardelli.
Com Luan, Everton, Luciano e Alisson no setor ofensivo, e Jean Pyerre de volante ao lado de Michel, o Grêmio teve um time ainda mais ofensivo. O Goiás parecia aceitar o 3 a 0 e evitou se expor para dar espaço a um placar ainda mais elástico. A goleada gremista estava confirmada para o torcedor comemorar com estilo o aniversário de 116 anos do clube.
BRASILEIRÃO – 19ª RODADA – 15/9/2019
GRÊMIO 3
Paulo Victor; Galhardo, Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Matheus Henrique (Luan, 24/2T) e Michel; Alisson (Patrick, 36/2T), Jean Pyerre e Everton; Diego Tardelli (Luciano, 30/2T). Técnico: Renato Portaluppi.
GOIÁS 0
Marcelo Rangel; Daniel Guedes, Rafael Vaz, Fábio Sanches e Marcelo Hermes; Yago Felipe, Gilberto Jr. e Léo Sena (Marlone, 38/2T); Michael, Rafael Moura (Leandro Barcia, INT) e Kayke (Rafinha, 18/2T). Técnico: Ney Franco.
GOLS: Jean Pyerre, aos 28, Everton aos 31, e Alisson, aos 44 do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS: Yago Felipe (G).
ARBITRAGEM: Sávio Pereira Sampaio, auxiliado por Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Junior (trio do Distrito Federal).
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN).
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
PÚBLICO: 41.733 (35.584 pagantes).
RENDA: R$ 1.071.113,00.
Próximo jogo – Sábado, 21/9 - 21h
Santos x Grêmio
Vila Belmiro – Brasileirão