O primeiro Oscar com quatro sedes — duas nos Estados Unidos e duas na Europa — será atípico também para o público gaúcho. Com os cinemas fechados por causa da pandemia de coronavírus, será impossível manter a tradição das maratonas pré-cerimônia. Não poderão ocorrer nem em ambiente virtual: a poucos dias da premiação realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, apenas quatro dos oito indicados a melhor filme podem ser vistos no streaming.
A metade inédita no Rio Grande do Sul é formada por Judas e o Messias Negro (que chegou a estrear nos cinemas de outros Estados, no final de fevereiro), Nomadland (que deve entrar em cartaz no dia 29), Bela Vingança e Minari: Em Busca da Felicidade (ambos previstos para 22 de abril, mas somente em salas de cinema). Infelizmente, suas distribuidoras nacionais não puderam operar como a de Meu Pai, lançado tanto nas salas abertas quanto em plataformas domésticas. Completam a lista de títulos disponíveis Mank, Os 7 de Chicago e O Som do Silêncio (veja, mais abaixo, onde assistir aos filmes).
A 93ª cerimônia do Oscar está marcada para 25 de abril. Em Los Angeles, a Union Station receberá os concorrentes, e o Dolby Theatre será palco das apresentações musicais. Para os indicados que não puderem receber pessoalmente o prêmio devido à pandemia, a festa terá uma sede em Londres, no Reino Unido, e outra em Paris, na França.
As restrições impostas pela covid-19 também impedem que a gente confira o trabalho de três dos concorrentes ao Oscar de melhor direção — Chloé Zhao (Nomadland), Emerald Fennell (Bela Vingança) e Lee Isaac Chung (Minari) — e assista a sete das 20 atuações indicadas (veja também na relação abaixo — e clique nos links para saber mais sobre os filmes ou os artistas).
Onde ver os indicados*
Melhor filme: Bela Vingança (estreia em 13/5 nos cinemas), Judas e o Messias Negro (foi lançado nos cinemas e não tem previsão de estreia no streaming), Mank (Netflix), Meu Pai (Apple TV, Now e Google Play), Minari (estreia em 22/4 nos cinemas), Nomadland (estreia em 29/4), O Som do Silêncio (Amazon Prime Video) e Os 7 de Chicago (Netflix)
Melhor direção: Chloé Zhao (Nomadland), David Fincher (Mank), Emerald Fennell (Bela Vingança), Lee Isaac Chung (Minari) e Thomas Vinterberg (Druk: Mais uma Rodada, em cartaz em Apple TV, Now, Google Play e YouTube)
Melhor atriz: Andra Day (Estados Unidos Vs Billie Holiday, sem previsão de estreia), Carey Mulligan (Bela Vingança), Frances McDormand (Nomadland), Vanessa Kirby (Pieces of a Woman, em cartaz na Netflix) e Viola Davis (A Voz Suprema do Blues, em cartaz na Netflix)
Melhor ator: Anthony Hopkins (Meu Pai), Chadwick Boseman (A Voz Suprema do Blues), Gary Oldman (Mank), Riz Ahmed (O Som do Silêncio) e Steven Yeun (Minari)
Atriz coadjuvante: Amanda Seyfried (Mank), Glenn Close (Era uma Vez um Sonho, em cartaz na Netflix), Maria Bakalova (Borat: Fita de Cinema Seguinte, em cartaz no Amazon Prime Video), Olivia Colman (Meu Pai) e Yuh-Jung Youn (Minari)
Ator coadjuvante: Daniel Kaluuya (Judas e o Messias Negro), Lakeith Stanfield (Judas e o Messias Negro), Leslie Odom Jr. (Uma Noite em Miami, em cartaz no Amazon Prime Video), Paul Raci (O Som do Silêncio) e Sacha Baron Cohen (Os 7 de Chicago)
Roteiro original: Bela Vingança, Judas e o Messias Negro, Minari, Os 7 de Chicago e O Som do Silêncio
Roteiro adaptado: Borat: Fita de Cinema Seguinte, Meu Pai, Nomadland, Uma Noite em Miami e O Tigre Branco (Netflix)
Fotografia: Judas e o Messias Negro, Mank, Nomadland, Relatos do Mundo (Netflix) e Os 7 de Chicago
Edição: Bela Vingança, Meu Pai, Nomadland, Os 7 de Chicago e O Som do Silêncio
Design de produção: Mank, Meu Pai, Relatos do Mundo, Tenet (Apple TV, Now, Google Play e YouTube) e A Voz Suprema do Blues
Figurino: Emma. (Telecine, Apple TV, Now, Google Play e YouTube), Mank, Mulan (Disney+), Pinóquio (Apple TV) e A Voz Suprema do Blues
Maquiagem e cabelos: Emma., Era uma Vez um Sonho, Mank, Pinóquio e A Voz Suprema do Blues
Efeitos visuais: O Céu da Meia-Noite (Netflix), O Grande Ivan (Disney+), Amor e Monstros (Netflix), Mulan e Tenet
Som: Greyhound: Na Mira do Inimigo (Apple TV), Mank, Relatos do Mundo, O Som do Silêncio e Soul (Disney+)
Trilha sonora: Destacamento Blood (Netflix), Mank, Minari, Relatos do Mundo e Soul
Canção original: Fight for You (Judas e o Messias Negro), Hear My Voice (Os 7 de Chicago), Húsavík (Festival Eurovision da Canção, na Netflix), Io Si (Seen) (Rosa e Momo, na Netflix) e Speak Now (Uma Noite em Miami)
Longa de animação: A Caminho da Lua (Netflix), Dois Irmãos (Disney+), Shaun, o Carneiro: A Fazenda Contra-Ataca (Netflix), Soul e Wolfwalkers (Apple TV)
Documentário: Agente Duplo (Globoplay), Collective (sem previsão de estreia), Crip Camp: Revolução pela Inclusão (Netflix), Professor Polvo (Netflix) e Time (Amazon Prime Video)
Filme internacional: Druk: Mais uma Rodada (Dinamarca), Better Days (Hong Kong, sem previsão de estreia), Collective (Romênia), O Homem que Vendeu sua Pele (Tunísia, sem previsão de estreia) e Quo Vadis, Aida? (Bósnia-Herzegovina, Apple TV, Now, Vivo Play, Google Play e YouTube)
*As plataformas de streaming foram informadas apenas na primeira vez em que os filmes são citados