A venda do imigrante Johann Peter Schmitt foi importante ponto comercial e social no Vale do Sinos. Em 1830, o alemão comprou a casa do major Luiz Kersting e abriu o negócio em Hamburgerberg, núcleo inicial de Novo Hamburgo. Localizado entre São Leopoldo e as colônias da encosta da Serra, o povoado cresceu em ponto estratégico para os viajantes.
Schmitt comprava o excedente de produção dos colonos e revendia em São Leopoldo e Porto Alegre. A casa, construída por volta de 1826, era um armazém de secos e molhados, drogaria, armarinho, papelaria, bar, casa de ferragens e "agência bancária". O salão principal virou ambiente de encontro e troca de informações.
Com o próspero negócio, o comerciante tornou-se figura influente na comunidade. Quando morreu em 1868, a esposa Catharina assumiu a venda. Em 1920, a padaria Reiss passou a atender na casa enxaimel, técnica de construção característica da imigração germânica.
Devido ao rebaixamento da rua em frente, em 1923, o prédio ganhou um pavimento inferior. Edwino Rodolfo Presser, casado com uma neta de Schmitt, reabriu a venda no novo espaço. Comercializou tecidos, miudezas e outros produtos até 1973.
Tombado como patrimônio histórico e artístico nacional, o casarão foi restaurado e reaberto em 1992. O Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser preserva a história do prédio e das tradicionais vendas do interior do Estado. Os produtos em exposição fazem os visitantes voltarem no tempo. Nos andares superiores, foram reconstituídos ambientes de casas do passado.
O museu fica na Avenida General Daltro Filho, número 929, bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo. Abre de terça a sexta-feira das 9h às 17h, e aos sábados das 11h às 17h. A visitação é gratuita.
Ouça episódios da temporada do podcast Aconteceu no RS sobre a imigração alemã:
- Por que o Brasil buscou alemães em 1824
- São Leopoldo: como foi a criação da primeira colônia alemã no RS
- Capitão ganancioso, separação de famílias e navio à deriva: dramática viagem de alemães ao Brasil
- Curiosidades sobre doenças, tratamentos e velórios nas colônias alemãs
- Quais os alimentos tradicionais da culinária alemã no RS
- Clubes, arquitetura, indústrias e comércio: a contribuição de alemães em Porto Alegre
- Mitos e verdades sobre Jacobina e os "Mucker"
- Como criar uma árvore genealógica e recuperar a história familiar
- Curiosidades do maior acervo da imigração alemã no RS
- Conheça obras de artistas e arquitetos alemães no RS
- Como católicos e protestantes foram divididos nas colônias alemãs do Litoral Norte
- O idioma de imigrantes alemães no RS