O primeiro médico de São Leopoldo foi o alemão João Hillebrand, que chegou em 1824. Ele também foi líder militar e diretor da colônia alemã. Os atendimentos ocorriam na casa do médico ou nas moradias dos pacientes. Pelas distâncias para as picadas, áreas mais distantes de São Leopoldo, a ajuda era limitada.
As primeiras décadas da colonização foram marcadas pelo trabalho de médicos práticos, parteiras e curandeiros. Os próprios familiares, com ervas medicinais, atendiam pacientes na maioria das vezes. Como eram os tratamentos? Quais as principais doenças? No quarto episódio da temporada do podcast Aconteceu no RS, o historiador Sandro Blume conta curiosidades sobre o cotidiano nas colônias alemãs. Ele é autor do livro Saúde, doença e morte: práticas curativas nas colônias alemãs (1890-1970).
A morte também era tratada de outra forma no passado. O historiador conta como eram os velórios, que ocorriam na casa da família do morto.
A temporada do podcast Aconteceu no RS traz fatos, personagens e curiosidades dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Os episódios novos são publicados todas as segundas-feiras no Youtube, Spotify e outras plataformas de podcast. Você pode ouvir também na Rádio Gaúcha, aos domingos, às 23h30.