O Brasil celebra em 2024 o bicentenário a imigração alemã. Cidadãos de língua alemã já estavam no território brasileiro desde a chegada dos portugueses, mas ocorreu um processo de colonização patrocinado pelo Império do Brasil a partir de 1824. Dom Pedro I buscou soldados mercenários e famílias de agricultores e artesãos.
Um mês antes da independência, em agosto de 1822, José Bonifácio enviou para a Europa o major Georg Anton Schaeffer, médico que teve a missão de atrair soldados e famílias para o Brasil. O plano era formar colônias "rural-militares". Em tempos de paz, teriam produção de alimentos e venderiam o excedente. Nos momentos de guerra, ofertariam soldados. O Império formou quatro batalhões com os estrangeiros enviados por Schaeffer.
Inicialmente, as famílias ficariam no sul da Bahia e em Nova Friburgo, região serrana fluminense. Por ordem de Dom Pedro I, em março de 1824, o presidente da província do Rio Grande do Sul José Feliciano Fernandes Pinheiro recebeu a tarefa de receber colonos. Ele decidiu ocupar a desativada Imperial Feitoria do Linho Cânhamo, fazenda estatal onde escravos produziam cordas para navegação. Surgiria a Colônia Alemã de São Leopoldo.
Os primeiros 39 imigrantes chegaram ao Vale do Sinos em 25 de julho de 1824. É a data consagrada pelos historiadores, apesar de divergências. As famílias vieram com um grupo de mais de 300 pessoas no navio Anna Louise, que partiu de Hamburgo em 24 de março. A viagem do Rio de Janeiro a Porto Alegre continuou no bergantim São Joaquim Protector.
A oferta de terras foi o grande atrativo para as famílias. No início, recebiam 77 hectares, uma enormidade para quem vivia em pequenas propriedades ou nas cidades.
O território da atual Alemanha era dividido, formado por reinos, principados, cidades livres, etc. A unificação ocorreria apenas em 1871, quando criado o Império Alemão.
O primeiro episódio da temporada do podcast Aconteceu no RS recebe o historiador Rodrigo Trespach, autor do livro 1824. Ele fala dos estados de língua alemã no início do século 19, do processo patrocinado pelo Brasil para buscar soldados e colonos, do papel da Imperatriz Dona Leopoldina e do plano envolvendo alemães para matar Dom Pedro I. Nesta temporada, estamos também em vídeo no Youtube de GZH.
Dos mais de 11 mil alemães angariados por Schaeffer entre 1824 e 1830, cerca de 5 mil se estabeleceram em São Leopoldo.