Como escravos, negros acompanharam portugueses desde as primeiras expedições para explorar o território do Rio Grande do Sul. Em 1737, os africanos estavam na missão de José da Silva Pais para fundar Rio Grande, com a construção do forte Jesus, Maria e José. Quando foram criadas as charqueadas, a partir de 1780, aumentou o fluxo de chegada de escravos.
Em 1814, 70 mil pessoas viviam na província, sendo 20 mil escravos e cinco mil negros livres. Qual a origem destes africanos? O que mantiveram da sua cultura? Quais as contribuições na formação do gaúcho e na produção de riquezas? O professor e historiador Jorge Euzébio Assumpção é o convidado do quarto episódio do podcast Aconteceu no RS. Ele explica como foi a luta pela abolição da escravatura e o que os negros fizeram após a liberdade.
Nesta primeira temporada do podcast Aconteceu no RS, GZH fala da origem do gaúcho, formado por povos de várias regiões do mundo. Toda terça-feira teremos um episódio novo nas plataformas de áudio. Ouça e compartilhe.
Ouça outros episódios dos podcasts Aconteceu no RS e Aconteceu em Porto Alegre.