Sete meses após ceder devido à cheia do Rio Caí, a ponte na BR-116 entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis foi reinaugurada neste sábado (21). A nova estrutura foi construída pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e tem 180 metros de extensão e 13 metros de largura, sendo mais alta, larga e comprida da que existia no local. O investimento na obra é de R$ 31 milhões.
Uma solenidade no lado caxiense da ponte foi realizada com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, do ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, e do governador do Estado, Eduardo Leite, além de deputados e prefeitos da região.
A cerimônia foi marcada por homenagens, principalmente para moradores do entorno e trabalhadores. Cerca de 200 pessoas acompanharam o evento. Após discursos, autoridades fizeram o desenlace da fita às 12h35min, marcando a inauguração oficial. A previsão inicial era que as autoridades fossem até o meio da ponte, mas ministros e governador caminharam por toda a extensão da nova estrutura.
Relembre o caso em imagens:
Região precisou improvisar
A destruição da ponte na BR-116 foi uma das marcas das forte chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul. Na noite de 12 de maio, após um fim de semana de chuva volumosa, uma das pilastras centrais que sustentavam a estrutura rachou, provocando o colapso de toda a extensão da ponte.
Inicialmente, uma passadeira de metal foi instalada pelo Exército para poder cruzar o rio. Pouco mais de um mês depois, a estrutura foi implodida para dar lugar à nova estrutura.
Ainda em maio, Dnit sinalizou a construção de uma nova ponte definitiva em até oito meses e outra provisória, que depois foi descartada meses depois.
Temendo ficar muito mais tempo sem uma ligação, os municípios e a iniciativa privada construíram e inauguraram em setembro uma estrutura temporária sobre o Rio Caí, que conecta Linha Sebastopol, em Caxias, a São José do Caí, em Nova Petrópolis. Essa estrutura recebeu o nome de Ponte da Cooperação.