Passados 12 dias da implosão da estrutura danificada que conectava Caxias do Sul e Nova Petrópolis, a construção da ponte definitiva pela BR-116 sobre o Rio Caí foi iniciada, nesta terça-feira (9), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) .
A estrutura terá 180 metros de comprimento por 13 metros de largura, sendo mais alta, mais larga e mais comprida do que a antiga. A metragem engloba também a faixa de rolamento e acostamento.
Conforme o superintendente Regional do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva, na primeira fase da edificação as estacas de sustentação estão sendo instaladas. Serão mais de 10 estacas para cada bloco que compõe a ponte.
— Essa é a fase mais demorada, porque o trabalho acontece dentro da água. As primeiras estacas são assentadas em terra, porque são aquelas que ficam nas pontas, mas as demais precisam ser instaladas dentro do Rio Caí — detalha.
A obra da nova ponte entre os municípios da Serra e das Hortênsias deverá ser finalizada até fevereiro de 2025, prazo determinado pelo contrato entre Dnit e empresa prestadora do serviço. Contudo, o superintendente não descarta o término antes da data inicialmente prevista.
A passagem de veículos entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis está interrompida desde 12 de maio, quando a forte chuva elevou o nível do Rio Caí e a pressão da água fez com que um dos pilares centrais cedesse e a estrutura se desestabilizasse.
No último sábado (6), o Exército Brasileiro instalou uma passadeira metálica para que pedestres pudessem transitar entre as cidades. A travessia só pode ser feita durante o dia, até as 18h.
Alternativas para ponte provisória seguem em análise
No dia 2 de julho, o superintendente Hiratan da Silva anunciou que o órgão planeja adotar um novo formato de construção para a cabeceira da ponte provisória, que irá interligar temporariamente Caxias e Nova Petrópolis até que a ponte definitiva fique pronta.
Segundo Silva, todas as etapas da construção da cabeceira receberão uma camada de concretagem. Apesar de demandar mais tempo para a edificação, o método deverá garantir o fortalecimento da estrutura, que é a base para a ponte.
A execução do projeto será realizada por uma empresa que o Dnit ainda precisa contratar. Para isso, o departamento está buscando orçamentos e finalizando o plano de trabalho. Ainda não tem estimativa de quando o processo será concluído.