Na manhã desta quinta-feira (27), exatamente às 9h02min, a ponte da BR-116, sobre o Rio Caí, que liga Caxias do Sul a Nova Petrópolis, foi implodida. A queda foi instantânea, durou dois segundos, e acionada por funcionários da empresa Construtora Cidade, de Porto Alegre, que estavam a 500 metros da ponte.
O asfalto da rodovia, um material contaminante, foi todo removido anteriormente. Os ferros que sobraram serão retirados ainda nesta quinta-feira. Já o concreto, está dividido em blocos grandes, que serão removidos, os menores, ficarão no rio, já que não pode ser drenado. De acordo com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva, o material não polui o rio:
— A detonação foi bem sucedida, com apenas uma tentativa conseguimos colocar a ponte toda no chão. Tínhamos o receio que ela não se arrebentasse e precisasse de uma segunda ação, mas deu tudo certo.
Mais de 30 pessoas, integrantes da empresa contratada para a implosão, do Dnit, da prefeitura de Nova Petrópolis, empresários e comunidade local acompanharam a ação, ficando a 500 metros. As casas próximas precisaram ser evacuadas e os carros ficaram a 800 metros da ponte.
A partir desta quinta-feira (27), os trabalhos se concentram na remoção dos ferros e blocos de laje das cabeceiras e dos pilares centrais. Toda a estrutura será removida e reconstruída. Não há um prazo definido para finalizar este trabalho, pois segundo Pinheiro, o nível do rio está alto e isso atrapalha a remoção. Na próxima segunda-feira (1) chegam os materiais que serão utilizados na construção da fundação da nova ponte.
A travessia, localizada no km 174 da rodovia, está interditada desde 12 de maio. Com a chuva intensa, a força do Rio Caí fez com que um dos pilares centrais da estrutura fosse danificado pela água, e a pista cedeu. Os trabalhos de conclusão da nova estrutura precisarão ser finalizados até fevereiro de 2025.
A nova travessia será mais alta, larga e comprida do que a atual. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está investindo R$ 31 milhões na obra.
Enquanto a nova estrutura não fica pronta, o Exército instalará uma ponte provisória. A estrutura metálica sobre o Rio Caí será instalada em um desvio da BR-116, que fica entre Vila Cristina e São José do Caí. Quando estiver concluída, a ponte provisória terá via única, com 60 metros de comprimento.
De acordo com o Arquivo Histórico Municipal Lino Grings, de Nova Petrópolis, a ponte que liga a Caxias do Sul foi inaugurada em 1941, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas.