Serão necessários 2 mil quilos de dinamite para implodir a ponte na BR-116 sobre o Rio Caí, entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. A implosão está marcada para esta quinta-feira (27), às 9h. Trinta minutos antes, o acesso à BR-116 será bloqueado em Nova Petrópolis próximo da sinalização que restringe o trânsito de veículos pesados a cerca de 800 metros antes da ponte.
As ruas e estradas que levam até Linha Temerária e São José do Caí também serão isoladas a partir das 8h30min. Em comunicado à prefeitura de Nova Petrópolis, a empresa responsável pela detonação disse não haver necessidade de os moradores desocuparem residências durante a operação. A previsão é que o trânsito seja liberado às 9h20min.
Conforme informado à prefeitura, a Construtora Cidade, de Porto Alegre, irá utilizar duas toneladas de dinamite, que já estão sendo instaladas. Militares do Exército Brasileiro já atuam na vigilância da região e também farão o monitoramento dos acessos à ponte durante o serviço. Após a implosão, os escombros serão removidos e uma nova ponte será construída no mesmo local.
A travessia, localizada no km 174 da rodovia, está interditada desde 12 de maio. Com a chuva intensa, a força do Rio Caí fez com que um dos pilares centrais da estrutura fosse danificado pela água, e a pista cedeu. Os trabalhos de conclusão da nova estrutura precisarão ser finalizados até fevereiro de 2025.
A nova travessia será mais alta, larga e comprida do que a atual. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está investindo R$ 31 milhões na obra.
Enquanto a nova estrutura não fica pronta, o Exército instalará uma ponte provisória. A estrutura metálica sobre o Rio Caí será instalada em um desvio da BR-116, que fica entre Vila Cristina e São José do Caí. Quando estiver concluída, a ponte provisória terá via única, com 60 metros de comprimento.
De acordo com o Arquivo Histórico Municipal Linho Grings, de Nova Petrópolis, a ponte que liga a Caxias do Sul foi inaugurada em 1941, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas.