O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou a travessia de pedestres, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, por meio de uma passadeira metálica, instalada pelo Exército Brasileiro na BR-116. A travessia sobre o Rio Caí pode ser feita somente durante o dia, até as 18h.
A estrutura será provisória, de acordo com o superintendente regional do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva. Não há prazo para retirada da passadeira, que deve ficar instalada até, pelo menos, quando a ponte metálica for concluída.
As cidades perderam a conexão em 12 de maio. A intensa chuva registrada no mês fez com que o nível do Rio Caí subisse e pressionasse um dos pilares da ponte, que cedeu. No dia 14 de maio, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou uma ponte metálica provisória para a BR-116, entre Caxias e Nova Petrópolis. No entanto, as obras estão levando mais tempo que o previsto em função de obras de fortalecimento nas cabeceiras da ponte.
Todas as etapas da construção da cabeceira receberão uma camada de concretagem. Apesar de demandar mais tempo para a edificação, o método deverá garantir o fortalecimento da estrutura, que é a base para a ponte. A execução do projeto será realizada por uma empresa que o Dnit ainda precisa contratar. Para isso, o departamento está buscando orçamentos e finalizando o plano de trabalho.