De todas as melhorias planejadas para o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, a instalação do Papi (sigla em inglês para Precision Approach Path Indicator, ou Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) é a que está mais avançada. Ele foi comprado pela prefeitura de Caxias de uma empresa do Paraná por cerca de R$ 1,4 milhão, e as obras de preparação das áreas que vão receber o equipamento serão retomadas nesta segunda-feira (08).
De acordo com o diretor do aeroporto, Cleberson Babetzki, os primeiros trabalhos de topografia já foram iniciados, mas têm sido prejudicados pelo mau tempo. A ideia é que nesta semana, com um pouco menos de chuva, seja possível agilizar as ações, que começam com uma roçada, e seguirão com novas medições, sinalização e estaqueamento dos pontos onde o Papi vai ser instalado. Posteriormente, a empresa contratada terminará a implantação, responsabilizando-se pela construção de sapatas e cabeamento, pois que o equipamento já está em fase de produção.
— Está em produção na fábrica porque é uma coisa que não tem pronta no mercado. Então foi comprado já faz um tempo e está em produção, e agora a gente está preparando o aeródromo para essa instalação. Estimamos uns 45 dias para instalar definitivamente, embora também dependa do tempo — complementa Babetzki.
O Papi é um conjunto de luzes que indicam ao piloto a altura da aeronave em relação à rampa correta de aproximação. Esse auxílio é importante para que a aeronave toque o solo no ponto mais próximo possível do ideal. As duas cabeceiras da pista vão receber o equipamento, que embora seja um avanço na sinalização, não traz grande melhoria no pouso com neblina.
Para diminuir um pouco esta dificuldade com o clima, foi instalado no mês passado no Aeroporto Hugo Cantergiani o RNP AR 1.5, um sistema que opera com rastreamento via satélite e aumenta a possibilidade de pouso com cerração. Apesar de não ser uma solução para todos os momentos, Babetzki ressalta que ele já foi uma evolução, inclusive com resultados práticos nos últimos dias.
— Na quinta-feira pela manhã, dos três voos que tínhamos, dois pousaram utilizando o RNP. Se não tivesse ele, não teriam pousado aqui — informa.
Além das melhorias de sinalização e navegação, a reforma do aeroporto prevê o recapeamento da pista, orçado em cerca de R$ 8 milhões. Já a área de embarque e desembarque será ampliada com uma estrutura modular metálica, que se estenderá para uma área à frente do atual terminal, ocupando parte do estacionamento das aeronaves. O setor de embarque passará a contar com mais 300m², enquanto do desembarque terá 260m² extras. Além disso, uma nova esteira para bagagens e mais equipamentos de raio X e detecção de metais também estão previstos.
No último dia 18 de junho, em visita a Caxias do Sul, o governador Eduardo Leite anunciou a liberação de R$ 14 milhões para bancar as obras no aeroporto. Segundo Babetzki, seguem os contatos de autoridades do município com o Estado, para agilizar a liberação da verba prometida. Ele ressalta que com a chegada deste dinheiro vai ser possível deslanchar as obras, previstas, pois os projetos já estão prontos.