Os primeiros 39 imigrantes alemães chegaram a São Leopoldo em 1824. A data consagrada pelos historiadores é 25 de julho, mas o desembarque no Porto das Telhas, atual Praça do Imigrante, pode ter ocorrido um ou dois dias antes. Inicialmente, ficaram nas casas de escravos da Imperial Feitoria do Linho Cânhamo, desativada fazenda estatal para produção de cordas de navios.
O grupo partiu de Hamburgo no final de março e chegou ao Rio de Janeiro em 4 de junho de 1824, no veleiro Anna Louise. Quase todos os passageiros, em torno de 260 solteiros, ficaram na capital do Brasil para atuar no exército de Dom Pedro I. As nove famílias - 38 pessoas - enviadas ao Rio Grande do Sul partiram no bergantim São Joaquim Protector. Na viagem, nasceu ainda um menino.
Os alemães chegaram a Porto Alegre em 18 de julho. O presidente da província do Rio Grande do Sul, José Feliciano Fernandes Pinheiro, que recebera em 31 de março a ordem do imperador para criar uma colônia, subiu a bordo para a recepção. Além de roupas, os imigrantes foram alimentados com carne, farinha, legumes e toucinho. A partida rumo à Feitoria, em pequenas embarcações movidas à vela e por força braçal de escravizados, ocorreu em 23 de julho.
Uma portaria imperial de 22 de setembro de 1824 autorizou uso do nome Colônia Alemã de São Leopoldo, como pedido por Fernandes Pinheiro. A escolha foi uma homenagem à imperatriz brasileira, a austríaca Dona Leopodina. São Leopoldo é o padroeiro da Áustria.
No segundo episódio da temporada do podcast Aconteceu no RS, o historiador e professor Martin Dreher conta como foi a instalação das famílias em São Leopoldo. Pelo plano original, a sede da colônia deveria ficar onde hoje está o Parque Floresta Imperial, em Novo Hamburgo. A cidade de São Leopoldo cresceu em uma área alagadiça do Rio dos Sinos.
Na entrevista, o professor fala ainda da contribuição dos imigrantes para mudar a economia da província e descreve o perfil dos colonos, em alguns casos, retirados de prisões de estados alemães para vir ao Brasil.
A temporada do podcast Aconteceu no RS traz fatos, personagens e curiosidades dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Os episódios novos são publicados todas as segundas-feiras no Youtube, Spotify e outras plataformas de podcast. Você pode ouvir também na Rádio Gaúcha, aos domingos, às 23h30.