A imigração alemã no Rio Grande do Sul está associada ao colono e à enxada, mas a contribuição foi grande também nas artes. Depois da fase inicial, de ocupação dos lotes rurais, muitos arquitetos e artistas vieram da Europa no final do século 19 e início do século 20.
No 10º episódio da temporada do podcast Aconteceu no RS, o doutor em história da arte José Francisco Alves relembra os principais nomes germânicos na pintura, escultura e arquitetura. As obras estão espalhadas em locais como museus, igrejas, cemitérios e fachada de prédios.
No programa, conheça a história de nomes como João Grünewald, Theodor Wiederspahn, Pedro Weingartner, João Vicente Friederichs, Fernando Schlatter e José Lutzenberger. A fachada do prédio da cervejaria Bopp Irmãos, ocupado pelo Shopping Total, é um dos tantos exemplos da arte germânica. Um elefante, referência a uma das marcas de cerveja, está no topo. Outras obras de arte estão relacionadas à cerveja e à cervejaria.
A temporada do podcast Aconteceu no RS traz fatos, personagens e curiosidades dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Os episódios novos são publicados todas as segundas-feiras no Youtube, Spotify e outras plataformas de podcast. Você pode ouvir também na Rádio Gaúcha, aos domingos, às 23h30.
Outros episódios da temporada do podcast Aconteceu no RS:
- Por que o Brasil buscou alemães em 1824
- São Leopoldo: como foi a criação da primeira colônia alemã no RS
- Capitão ganancioso, separação de famílias e navio à deriva: dramática viagem de alemães ao Brasil
- Curiosidades sobre doenças, tratamentos e velórios nas colônias alemãs
- Quais os alimentos tradicionais da culinária alemã no RS
- Clubes, arquitetura, indústrias e comércio: a contribuição de alemães em Porto Alegre
- Mitos e verdades sobre Jacobina e os "Mucker"
- Como criar uma árvore genealógica e recuperar a história familiar
- Curiosidades do maior acervo da imigração alemã no RS