Os imigrantes alemães deixaram importante legado na gastronomia do Rio Grande do Sul. Com pratos trazidos da Europa ao longo das décadas ou desenvolvidos com produtos brasileiros, contribuíram nos cardápios do dia a dia da população e das tradicionais festas. O quinto episódio da temporada do podcast Aconteceu no RS recebe a chef Manuela Zang, especialista na gastronomia germânica, para um delicioso papo.
Desde a infância, Manuela conviveu entre as panelas de casa e do restaurante do pai. No curso de gastronomia, pesquisou as comidas dos Kerbs, festas tradicionais das colônias alemãs. Na entrevista, pedi para a chef citar cinco pratos que não podem faltar no cardápio da gastronomia alemã. Abaixo, veja as respostas:
Carne de porco
Chucrute
Batata
Cuca
Apfelstrudel
A culinárias dos imigrantes e descendentes também incorporou produtos presentes no Brasil, como o aipim (mandioca), feijão preto e o milho.
A temporada do podcast Aconteceu no RS traz fatos, personagens e curiosidades dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Os episódios novos são publicados todas as segundas-feiras no YouTube, Spotify e outras plataformas de podcast. Você pode ouvir também na Rádio Gaúcha, aos domingos, às 23h30.