A chuva tem marcado o primeiro domingo de verão em todo o Rio Grande do Sul. O tempo firme só deve retornar ao Estado na segunda-feira (23).
Conforme a Climatempo, ainda neste domingo, pode chover a qualquer momento com intensidade moderada a forte nas regiões Metropolitana, Serra, Centro, Vales e Campanha.
O dia deve ser mais nublado, e a manhã, com temperaturas mais baixas. À tarde, as máximas tendem a subir, sobretudo nas regiões Oeste, Missões e Noroeste, onde a chuva é mais isolada.
Ainda no sábado (21), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta para o risco de chuva e vento intenso em alguns municípios da faixa leste do Estado. A área abrange as regiões Metropolitana, Central, Vale do Rio Pardo, Serra, Vale do Sinos, Litoral Norte e parte do Norte. O aviso é válido até as 10h deste domingo.
A passagem de uma massa de ar frio e a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera favorecem para que chova neste fim de semana no Rio Grande do Sul.
Tempo muda na segunda-feira
O sol deve voltar a aparecer, ainda que entre algumas nuvens, na segunda-feira, quando não tem previsão de chuva no Estado, segundo a Climatempo. O amanhecer deve ser de temperaturas mais baixas na Campanha e Serra, mas à tarde os termômetros entram em elevação, sobretudo nas regiões Oeste, Missões e Noroeste.
Já na véspera de Natal (24), a previsão é de predomínio do sol em todo o Rio Grande do Sul. À tarde, há risco de chuva nas regiões Metropolitana, Serra, Noroeste e Norte. As temperaturas, no entanto, devem permanecer elevadas. A massa de ar frio deve se afastar do Estado ainda na segunda-feira.