O Museu Histórico Visconde de São Leopoldo preserva o maior acervo da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Fundado em 20 setembro em 1959, reúne mais de 140 mil objetos, documentos, livros, fotos e periódicos. Os materiais em exposição recontam a história de famílias, empresas, entidades e cidades.
No nono episódio da temporada do podcast Aconteceu no RS, o presidente do museu, Cássio Tagliari, e a diretora de relações institucionais, Ingrid Marxen, falam das raridades do acervo e dos estragos causados pela enchente de maio de 2024.
O museu reabrirá em 25 de julho de 2024, nas comemorações do bicentenário da imigração alemã. O térreo do prédio na Rua Dom João Becker, no centro de São Leopoldo, ficou inundado. O nível da água chegou a 1m50cm. Objetos, documentos, fotografias e livros, a grande maioria em vitrines e expositores, ficaram submersos. O maior dano ocorreu em um piano alemão Schiedmeyer, com mais de 120 anos.
Em alemão gótico, um dos itens mais valiosos do acervo é uma grande bíblia, de 1765, trazida por família de imigrantes. Ela estava em exposição no térreo, mas foi levada para o segundo andar um dia antes da enchente. A bíblia está salva.
A temporada do podcast Aconteceu no RS traz fatos, personagens e curiosidades dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Os episódios novos são publicados todas as segundas-feiras no Youtube, Spotify e outras plataformas de podcast. Você pode ouvir também na Rádio Gaúcha, nas segundas-feiras, entre 0h e 0h30.
Como ajudar o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo
- Endereço: Rua Dom João Becker, 491, Centro, São Leopoldo
- Contato pelo e-mail: museuhistoricosl@museuhistoricosl.com.br
- PIX: 96.760.418/0001-76
Outros episódios da temporada do podcast Aconteceu no RS:
- Por que o Brasil buscou alemães em 1824
- São Leopoldo: como foi a criação da primeira colônia alemã no RS
- Capitão ganancioso, separação de famílias e navio à deriva: dramática viagem de alemães ao Brasil
- Curiosidades sobre doenças, tratamentos e velórios nas colônias alemãs
- Quais os alimentos tradicionais da culinária alemã no RS
- Clubes, arquitetura, indústrias e comércio: a contribuição de alemães em Porto Alegre
- Mitos e verdades sobre Jacobina e os "Mucker"
- Como criar uma árvore genealógica e recuperar a história familiar