A descoberta da história das famílias de imigrantes ajuda na compreensão do passado das cidades. Em grupos ou individualmente, muitos pesquisadores resgatam a trajetória dos colonizadores e seus descendentes no Rio Grande do Sul. No oitavo episódio da temporada do podcast Aconteceu no RS, o diretor do GenealogiaRS, Nélio Jair Schmidt, ensina como criar uma árvore genealógica e o caminho para descobrir a história familiar.
Constituído como uma empresa, o GenealogiaRS reúne pesquisadores para troca de conhecimento, realização de eventos e publicação de livros. Em um grupo no Facebook, reúne mais de 10 mil pessoas. O foco está nas famílias de origem alemã, mas agrega informações sobre antepassados de outras origens.
Como começar a construção da árvore genealógica? Schmidt recomenda fazer o caminho de volta. Comece por você, pela sua certidão de nascimento. O documento fornece informações de pelo menos duas gerações, seus pais e avós. As certidões de nascimento, casamento e óbito de pais, avós e outros familiares ajudarão no avanço da criação da sua árvore.
Converse com os familiares mais velhos para obter informações, mas busque as fontes primárias, os registros oficiais. É importante descobrir a religião dos seus antepassados e as localidades onde moravam. Até a década de 1880, os registros ficavam apenas nos livros das igrejas.
As lápides dos cemitérios são outra fonte para pesquisa, mas cuidado com os erros nos dados. Os sites MyHeritage e FamilySearch também poderão ajudar muito na sua pesquisa. Você pode montar a sua árvore genealógica primeiro no papel ou fazer direto no ambiente digital. Anote nomes, datas (nascimento, casamento e morte) e outras informações disponíveis, como religião, profissão, etc.
Mesmo não sabendo os nomes, todos tivemos dois pais, quatro avós, oito bisavós, 16 trisavós, 32 tetravós, 64 pentavós, 128 hexavós e assim por diante. O trabalho de resgate desta história familiar é árduo, mas muito recompensador.
A temporada do podcast Aconteceu no RS traz fatos, personagens e curiosidades dos 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. Os episódios novos são publicados todas as segundas-feiras no Youtube, Spotify e outras plataformas de podcast. Você pode ouvir também na Rádio Gaúcha, aos domingos, às 23h30.
Outros episódios da temporada do podcast Aconteceu no RS:
- Por que o Brasil buscou alemães em 1824
- São Leopoldo: como foi a criação da primeira colônia alemã no RS
- Capitão ganancioso, separação de famílias e navio à deriva: dramática viagem de alemães ao Brasil
- Curiosidades sobre doenças, tratamentos e velórios nas colônias alemãs
- Quais os alimentos tradicionais da culinária alemã no RS
- Clubes, arquitetura, indústrias e comércio: a contribuição de alemães em Porto Alegre
- Mitos e verdades sobre Jacobina e os "Mucker"