Para quem já está organizando a agenda para o próximo ano, é importante ficar atento ao calendário de feriados em 2025 no Rio Grande do Sul.
Seis folgas caem durante a semana, a começar pelo dia 1º de janeiro, que será em uma quarta-feira. A Paixão de Cristo (Sexta-feira Santa) será lembrada no dia 18 de abril, logo seguida pelo dia de Tiradentes, na segunda-feira posterior, 21 de abril.
Depois disso, o Dia do Trabalhador, em 1º de maio; o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro; e o Natal, 25 de dezembro, serão celebrados em quintas-feiras.
Já a Independência do Brasil, em 7 de setembro; a festa da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro; e o Dia de Finados, em 2 de novembro, ocorrerão em domingos. O 20 de setembro, memória da Revolução Farroupilha, e o 15 de novembro, comemoração da Proclamação da República, ficarão para sábados.
Apesar de não ser considerada feriado nacional, e sim ponto facultativo, a data do Carnaval é muito aguardada pelos foliões. Em 2025, a terça-feira de Carnaval cairá no dia 4 de março, enquanto a Quarta-feira de Cinzas será no dia seguinte, 5.
Ainda existem outras celebrações, como Nossa Senhora dos Navegantes, Corpus Christi, Ascensão do Senhor, Dia do Professor e Dia do Servidor Público, que são facultativas e dependem de convenções municipais para definição.
Veja a lista completa dos feriados oficiais, nacionais e estaduais em 2025:
Janeiro
- Confraternização Universal (1º/1): quarta-feira
Abril
- Paixão de Cristo (18/4): sexta-feira
- Tiradentes (21/4): segunda-feira
Maio
- Dia do Trabalhador (1º/5): quinta-feira
Setembro
- Dia da Independência (7/9): domingo
- Revolução Farroupilha (20/9): sábado
Outubro
- Nossa Senhora Aparecida (12/10): domingo
Novembro
- Dia de Finados (2/11): domingo
- Proclamação da República (15/11): sábado
- Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20/11): quinta-feira
Dezembro
- Natal (25/12): quinta-feira