A celebração dos 75 anos da colonização italiana na região foi o grande mote da Festa da Uva de 1950, que retornava ao calendário de eventos do município após o hiato de 13 anos decorrente da Segunda Guerra Mundial e dos tempos do “proibido falar italiano”.
Entre erros e acertos, um dos destaques daquela edição foi o corso alegórico, organizado pelo então titular da Diretoria de Fomento e Assistência Rural, engenheiro agrônomo José Zugno (1924-2008). Coube a ele estruturar não somente os carros dos distritos e localidades do interior, mas também o corso inteiro, formado por 48 veículos.
Um deles foi o do Grêmio Atlético Eberle (foto acima), que trouxe um grupo de tendeiras e, como destaque, a jovem Bila Vial - a favorita a levar o título de rainha da festa, que acabou ficando com Terezinha Morganti, de Bento Gonçalves. No carro aparecem também, entre outras, as irmãs Bornheim: Irmgard (1930-2013) e Gerda (1933-2017), cuja trajetória na cidade ficou marcada pela atuação nas áreas da educação, da literatura e das artes plásticas.
Já na sequência abaixo vemos Gerda, Irmgard e mais um grupo de tendeiras no Parque da Exposição - na época situado junto aos terrenos da antiga Cooperativa Madeireira Caxiense - atual Hipermercado Zaffari. Por fim, as irmãs (em pé, à direita) aparecem em um estande com amostras de uva de viticultores de São Paulo, conforme lê-se no cartaz ao fundo.
SALGADO FILHO
As tendeiras foram uma das atrações de destaque da Festa da Uva de 1950. Além de divulgar o evento e participar de diversas solenidades paralelas, elas costumavam posar junto a visitantes, autoridades e políticos. O senador Joaquim Pedro Salgado Filho foi um deles, conforme matéria publicada pelo Pioneiro em 1º de março de 1950.
Confira o texto original:
“Uma das notas mais pitorescas das grandes comemorações, que continuam senão levadas a efeito, é a presença, na cidade de centenas de "tendeiras", ostentando seus trajes característicos regionais, copiados das várias zonas das províncias italianas, com suas cores vivas, impressionando a todos os visitantes. Da contagiante simpatia das "tendeiras" não escapou o eminente senador pelo Rio Grande, sr. Salgado Filho, cercado por um belo e risonho grupo de moças da nossa sociedade, em pleno recinto do Parque da Exposição”.
A saber: Salgado Filho morreu apenas quatro meses depois, em 30 de julho de 1950, vítima de um acidente com um monomotor - quando rumava para um encontro com Getúlio Vargas em São Borja.
PARTICIPE
Além das irmãs Bornheim, o grupo das “tendeiras” era composto, entre outras, por Inezinha Falcão Alessandrini, Ceres Falcão, Terezinha Manfro, Neda Ungaretti, Bila Vial, Lea Carmen Balen e as também irmãs Corina Frigeri Wainstein e Maria Frigeri Horn.
Você identifica mais alguma delas nas imagens desta página? Entre em contato pelo e-mail do alto da página.