A partir de 1950, os parques de diversões da Festa da Uva passaram a abrigar um número cada vez maior de atrações. Além da obrigatória roda-gigante, presente desde a segunda edição, em 1932, diversos outros brinquedos, estandes e barracas de tiro ao alvo buscavam entreter os visitantes.
Acima, uma das fotos mais emblemáticas desse contexto lúdico. Ela foi registrada em fevereiro de 1950, quando a festa ocorreu, pela primeira e única vez, junto aos terrenos da Cooperativa Madeireira Caxiense (atual Zaffari Centro).
O pavilhão e o parque de diversões da Rua Vinte de Setembro, com a roda gigante iluminada à noite, foram captados do alto, a partir da Rua Bento Gonçalves – o que contribuiu para o conjunto todo assemelhar-se a uma espécie de maquete.
Na sequência abaixo, o parque dias antes do incêndio que destruiu o Pavilhão de Festas e a polêmica Boite, em 17 de março de 1950. Por fim, as jovens Inezinha Falcão Alessandrini e Céres Falcão em um passeio pelo parque, junto à roda-gigante.
Participe
Você possui fotos dos parques de diversões das Festas da Uva dos anos 1950 e 1960, com destaque para as rodas-gigantes ou outros brinquedos?
Envie para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.