Neste 2021 em que são celebrados os 90 anos da Festa da Uva, destacamos os parques de diversões instalados junto aos espaços que sediaram o evento desde a primeira edição, em 1931. Entram aí as estruturas montadas na Praça Dante Alighieri até a edição de 1937; o parque junto ao terreno cedido pela antiga Cooperativa Madeireira Caxiense, sede da edição de 1950; e o pavilhão próprio da Rua Alfredo Chaves, que abrigou a celebração de 1954 a 1972.
Em todos esses espaços, logicamente, não faltou a diversão por excelência dos parques: a roda-gigante. Entre as várias fotos garimpadas no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e junto a acervos particulares, ela quase não é destacada nos enquadramentos dos anos 1930 - mas está lá, em meio ao balanços, às barracas de tiro ao alvo, aos trenzinhos infantis, ao clássico carrossel e a diversos outros passatempos.
Os primeiros
Em jornais da década de 1930, a primeira referência a um parque de diversões anexo à Festa da Uva aparece na edição de 24 de fevereiro de 1934 do semanário “A Federação”. Em breves palavras, a nota destacou a iniciativa:
“Está sendo instalado junto ao Pavilhão Central, pelo senhor José Dourado, um belíssimo e bem organizado parque de diversões, constante de roda-gigante, carrossel, tiro ao alvo, etc”.
É da festa de 1934 o registro noturno acima, destacando o pórtico em estilo art-déco e a roda-gigante iluminada (à direita). Porém, dois anos antes, em 1932, a roda-gigante já era presença no entorno dos estandes da praça, conforme vemos na foto que abre a reportagem.
Foi só a partir da edição de 1950, então no complexo da Cooperativa Madeireira Caxiense (atual Zaffari Centro), que os parques de diversões da Festa da Uva passaram a abrigar um número cada vez maior de atrações. Mas essa é uma história que você confere nas próximas colunas...
Enzo Bertani em 1937
Na edição de 1937, a responsável pelas atrações junto à Praça Dante foi a empresa Enzo Bertani. A instalação do parque foi noticiada pelo jornal O Momento de 1º de março de 1937, conforme texto original abaixo:
“Está nessa cidade, a fim de fazer parte do programa de festejos da monumental Festa da Uva de 1937, o Grande Parque de Atrações, de propriedade da empresa Enzo Bertani, cujos pavilhões já se encontram em pleno funcionamento ao lado do recinto da exposição. O Parque de Diversões Bertani, que é o mais completo que nos tem visitado, tem despertado gerais atenções pelos muitos divertimentos que oferece, com seus engenhosos dispositivos mecânicos, que muito tem agradado. Quinta-feira última, o senhor Enzo Bertani ofereceu uma avant-première a convidados especiais e representantes da imprensa, os quais foram unânimes em atestar a segurança das máquinas utilizadas para recreio, bem como o prazer que as mesmas oferecem, quer para a petizada, quer para adultos, para os os quais existem interessantes diversões”.
Participe
Você possui fotos dos parques de diversões das Festas da Uva dos anos 1950 e 1960, com destaque para as rodas-gigantes ou outros brinquedos? Envie para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.