O Grupo RBS recebeu 28 distinções na 61ª edição do Prêmio ARI-Banrisul de Jornalismo, promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), entidade prestes a completar 84 anos de história, com patrocínio do Banrisul. A cerimônia, que destacou a figura de Luis Fernando Verissimo, ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), no auditório do Senac-RS, em Porto Alegre.
Aplaudido de pé, Verissimo recebeu o Prêmio Antônio Gonzalez de Contribuição à Comunicação. Já os profissionais da RBS foram consagrados em 10 das 11 categorias, sendo que, em nove delas, ficaram no topo do ranking.
Foi o caso de Itamar Melo, com o trabalho Alerta no campus, sobre o avanço de distúrbios mentais entre universitários, inscrito na categoria Reportagem impressa geral — na qual a RBS emplacou todos os vencedores (veja os detalhes no fim do texto).
Em Economia, o destaque coube a Carlos Rollsing, Joana Colussi e Fernando Soares, com o texto Conflito entre porteiras, a respeito da polêmica envolvendo o agrotóxico usado na soja e seus impactos em pomares e parreirais.
Na categoria áudio, os campeões foram Vítor Rosa e Cid Martins, autores de Fiscalização ameaçada de extinção: Comando Ambiental da Brigada Militar tem o menor efetivo dos últimos 10 anos. Em vídeo, os vencedores foram Fábio Almeida, Humberto Trezzi, Dalmir Pinto, Everton Chrisostomo, Cristiano D'Oliveira e Edmundo Fernandes, pela publicação de A pirataria da pirataria - as fábricas clandestinas de cigarros paraguaios em solo brasileiro.
Na categoria Web, Marcelo Kervalt foi o principal ganhador, pela publicação da reportagem Risco em barragens do RS. No quesito Arte, a primeira posição coube a Guilherme Justino e a Paola Gandolfo, pelo infográfico O impacto do aquecimento global na saúde das pessoas.
Com a tragédia de Brumadinho (MG) como cenário, a melhor fotografia foi de André Ávila (veja a imagem abaixo). Já Iotti se destacou com a charge "Não tem para onde correr" e Paulo Germano conquistou o primeiro na categoria crônica com Jesus e os gays.
À frente da ARI, Luiz Adolfo Lino de Souza parabenizou os agraciados e ressaltou o número de inscrições, que bateu recorde em 2019, chegando a 385 — vale lembrar que o Prêmio ARI-Banrisul é a mais antiga honraria destinada a profissionais da imprensa no Brasil e que também condecora universitários. Em seu discurso, Souza reforçou a importância da liberdade de imprensa e de um jornalismo ético e responsável, capaz de combater a desinformação.
— O jornalista é um agente para ajudar a transformar a realidade — reforçou o presidente da entidade.
Confira os premiados da RBS
Reportagem impressa geral
"Alerta no Campus" - Zero Hora - Itamar Melo de Oliveira (1º lugar)
"João, 18 Anos e Renascido" - Zero Hora - Aline dos Santos Custódio (2º lugar)
"Nas Trincheiras de Brumadinho" - Zero Hora - Juliana Bublitz (menção honrosa)
"As Vozes da Esquizofrenia" - Zero Hora - Larissa Roso (menção honrosa)
"Golpe Armado para Lesar Aposentados" - Zero Hora - Carlos Rollsing e Jonas Campos (menção honrosa)
"Série RS que Inspira - Educação" - Zero Hora - Guilherme Justino (menção honrosa)
Charge
"Não Tem para Onde Correr" - Zero Hora - Iotti (1º lugar)
"Pré-Requisitos para Embaixador" - Zero Hora - Gilmar Fraga (2º lugar)
Crônica
"Jesus e os Gays" - Zero Hora - Paulo Germano (1º lugar)
"A Montanha Invisível" - Zero Hora - Diogo Olivier (menção honrosa)
Economia
"Conflito Entre Porteiras" - Zero Hora - Carlos Rollsing, Joana Colussi e Fernando Soares (1º lugar)
Esportiva
"Série - Cadê o Esporte no RS?" - Zero Hora - Rafael Diverio (2º lugar)
"Golfe Para Todos" - Zero Hora - Aline Custódio (menção honrosa)
"Economia Ca-Ju" - Pioneiro - Fernando Soares (menção honrosa)
Áudio
"Fiscalização Ameaçada de Extinção: Comando Ambiental da Brigada Militar tem o menor efetivo dos últimos 10 anos" - Rádio Gaúcha - Vítor Rosa e Cid Martins (1º lugar)
"Lula, dos Palácios à Prisão" - Rádio Gaúcha - Eduardo Matos (2º lugar)
"Ataques a Bancos - Mais de 70% das cidades do RS registraram ocorrências nos últimos 10 anos" - Rádio Gaúcha - Cid Martins e Jocimar Farina (menção honrosa)
Vídeo
"A Pirataria da Pirataria - As fábricas clandestinas de cigarros paraguaios em solo brasileiro" - RBS TV - Fábio Almeida, Humberto Trezzi, Dalmir Pinto, Everton Chrisostomo, Cristiano D'Oliveira e Edmundo Fernandes (1º lugar)
"Transplante-se" - RBS TV - Kelly Teixeira da Costa, Luysa Espinosa, Grégori Bertó, Gabriel Bolfoni, Glaucius Oliveira, Jones de Mattos, Thiago Pedruzzi, Rafael Soares, João Santos, Marcel Braga, Rogério Fabrício, Eliezer Falcão, Edmundo Fernandes, Raul Branco, Sérgio Viojo, Rodrigo Quesada e Juliano Ximendes (2º lugar)
"Xavante, Avante! Os dez anos da maior tragédia do futebol gaúcho" - RBS TV - Bruno Halpern, Raul Branco, Alice Bastos Neves, Jones de Mattos e Lucas Rizzatti (menção honrosa)
Web
"Risco em Barragens do RS" - GZH - Marcelo Kervalt (1º lugar)
"O Brasil gasta demais com universidade pública?" - Zero Hora - Itamar Melo (2º lugar)
"Pequenos Notáveis" - GZH - Guilherme Justino e Hermes Wiederkehr (menção honrosa)
Arte
"O Impacto do Aquecimento Global na Saúde das Pessoas" - Zero Hora - Guilherme Justino e Paola Gandolfo (1º lugar)
"Novo Projeto Gráfico Jornal ZH" - Zero Hora - Melina Gallo De Araujo, Bruna Lora, Douglas Menezes e Rafael Ocana (menção honrosa)
"10 Anos Sem Michael Jackson" - GZH - Gilmar Fraga, Paola Gandolfo, Brunno Lorenzoni e Anna Fernandes (menção honrosa)
Foto
"Nossa Senhora e os Corpos de Brumadinho" - Zero Hora - André Ávila (1º lugar)
"O Pescador e a Lama" - Zero Hora - André Ávila (menção honrosa)