Em sintonia com os leitores e com as novas formas de consumir informação, Zero Hora apresenta, a partir de hoje, um projeto gráfico renovado. Com visual contemporâneo e descomplicado, o jornal passa a valorizar ainda mais a conexão e a interatividade com o público, além da pluralidade de opiniões, com reforço no time de colunistas, e da transparência no modo de fazer e entregar jornalismo de qualidade.
Desde seu surgimento, há 55 anos, a publicação passou por pelo menos 10 transformações do tipo. A última foi em 2014.
Com as alterações de agora, a intenção é facilitar a leitura de Zero Hora. Isso vale tanto para a edição impressa quanto para o hábito de folhear o periódico na internet, no site ou no aplicativo Jornal Digital.
– As mudanças buscam simplificar, dar leveza e criar uma experiência mais fácil de leitura do papel e da versão digital. O aumento do tamanho das fontes, a maneira como as páginas estão organizadas e a fluidez da leitura falam com essa conexão cada vez maior entre papel e digital – destaca a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle.
Leitor consultado
Outra preocupação é atender às demandas do ponto de vista do conteúdo. Conforme o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite, ZH ouviu leitores para identificar pontos que poderiam ser aprimorados e, a partir daí, definiu as novidades:
– As pessoas nos pediram letras maiores para facilitar a leitura, mas também mais conteúdo ligado a bem-estar, assuntos relacionados a espiritualidade, a viver bem. Pediram mais colunistas que escrevam sobre política e nos disseram que querem entender um pouco mais sobre a produção das reportagens, sobre processos, dilemas e desafios por trás das nossas matérias e das decisões editoriais que tomamos.
– Zero Hora tem a inovação no seu DNA. O jornal não para no tempo – sintetiza Marta Gleich, diretora de Jornalismo de Jornais e Rádios do Grupo RBS.
Tudo isso está na nova ZH.
Confira abaixo as mudanças:
Mais proximidade com o leitor e ainda mais transparência
Por que fazemos, como fazemos, como acompanhamos os fatos, por que voltamos a eles? Essas são dúvidas que, com frequência, os leitores de Zero Hora têm. Para responder às inquietações, foi criado o espaço +Transparência.
O objetivo da Redação é utilizá-lo sempre que necessário para deixar claro o nosso modo de fazer jornalismo. A ideia é explicar, por exemplo, dilemas editoriais que, muitas vezes, desafiam os jornalistas no seu dia a dia, como o motivo da omissão de nomes em reportagens e o foco de certas abordagens.
Também vamos contar como foi feita a apuração de determinados temas, entre outras questões.
Além de ampliar a transparência, o jornal busca cada vez mais proximidade e conexão com o público e estimula os leitores a apontarem erros ou imprecisões nas reportagens, para que sejam corrigidos ou esclarecidos de imediato – algo que ZH sempre prezou. Outra novidade do projeto gráfico é publicar comentários de leitores junto às reportagens, além do espaço tradicional, que será ampliado e transferido para as páginas de Opinião.
Novos colunistas no fim de semana
Com o objetivo de valorizar ainda mais a pluralidade de opiniões, ZH decidiu reforçar o seu time de colunistas, que já conta com uma centena de nomes. Para escolher os novos colaboradores, o jornal levou em conta dois pedidos feitos pelos leitores: a busca por conteúdos mais leves, ligados a temas como bem-estar e espiritualidade, e o desejo por colunistas que escrevam mais sobre política.
Segundo Caderno e Viagem repaginados
Com a renovação do Segundo Caderno e do Viagem, GaúchaZH conclui o ciclo de modernização de seus suplementos. Ambos ganham layout mais leve e limpo. No Segundo Caderno, leitores são brindados com um rodízio temático, voltado à música, ao cinema, à literatura, à TV, ao teatro e às artes visuais. Entre outros destaques, há mais espaço para os colunistas. No Viagem, o logotipo foi repaginado. E, entre outras novidades, o caderno ganha nova seção, chamada de Próxima Parada.
— O foco do Segundo Caderno na cultura do Estado e nos assuntos do mundo do entretenimento será mantido, com visual mais leve e mais organizado. Páginas temáticas também ajudarão nosso público a selecionar o que há de melhor para sua informação, diversão e lazer — diz Rosane Tremea, editora do Segundo Caderno.
— O caderno passou por uma reformulação gráfica, para ficar mais leve. Afinal, quem gosta de viajar com peso na bagagem? Editorialmente, vamos procurar destacar mais atrações do Rio Grande do Sul — afirma Ticiano Osório, editor do Caderno Viagem.