Jogador do PSG e da Seleção Brasileira, Neymar está envolvido em mais um polêmica. Na última sexta-feira (31), uma mulher registrou ocorrência em São Paulo acusando o jogador de tê-la estuprado em um hotel de Paris no dia 15 de maio. A polícia já investiga o caso, que está sob sigilo.
Veja o que aconteceu até agora sobre o caso:
O registro na polícia
No sábado (1º), o Globo Esporte publicou matéria dizendo que uma mulher, que não teve o nome divulgado, havia procurado a polícia na sexta-feira (31) e feito um boletim de ocorrência contra Neymar, acusando-o de tê-la estuprado. No depoimento, ela relatou que conheceu o jogador pelo Instagram e que ele a convidou para viajar a Paris. O atleta bancou as passagens e a hospedagem na cidade, onde ela chegou no dia 15 de maio.
A mulher contou que ficou hospedada no hotel Sofitel Paris e que Neymar teria chegado ao local no mesmo dia, por volta das 20h, "aparentemente embriagado". Ela disse que eles conversaram e "trocaram carícias", porém, em determinado momento, "Neymar se tornou agressivo e, mediante violência, praticou relação sexual contra a vontade da vítima".
Ela ainda afirmou que estava abalada emocionalmente e com medo de registrar o fato em outro país, por isso procurou a polícia em São Paulo, onde ela reside. A Secretaria de Segurança de São Paulo confirmou que a denúncia foi registrada na 6ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e que o inquérito policial segue em sigilo.
A manifestação de Neymar
Na noite de sábado (1º), Neymar se pronunciou sobre o caso por meio de um vídeo no Instagram. O jogador falaou sobre a denúncia e divulgou trechos de uma conversa que teria tido com a vítima no WhatsApp. O jogador afirma que foi "pego de surpresa", que é alvo de uma armadilha e tentativa de extorsão e que a notícia magoou ele e a família.
A polícia na Granja Comary
No domingo (2), um delegado e um inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro foram até a Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira em Teresópolis, para buscar informações sobre Neymar. Eles permaneceram no local por cerca de uma hora.
O atacante não estava na concentração no momento da ida dos policiais ao local. Ele estava no fim de um período de folga, concedido a todos os atletas da Seleção, e retornou posteriormente, de helicóptero, acompanhado dos colegas Daniel Alves, Thiago Silva e Arthur.
Investigação após divulgação de fotos íntimas
Também no domingo, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, confirmou que vai investigar Neymar pela divulgação de imagens íntimas da mulher que o acusa de estupro. No vídeo que publicou se defendendo, o jogador exibiu o que seriam conversas por WhatsApp com a mulher, na qual aparecem imagens dela nua ou seminua — com o rosto e partes íntimas borradas.
Vídeo apagado do Instagram
Na manhã de segunda-feira (3), o vídeo que Neymar divulgou para se defender da acusação de estupro foi apagado da conta do atacante. Segundo o pai do jogador, foi o Instagram que retirou as imagens do ar.
Pai de Neymar defende o filho na TV
O pai e empresário do jogador saiu em defesa do filho em entrevista à TV Bandeirantes na manhã de segunda-feira (3). Ele afirmou que o jogador foi chantageado e agredido pela mulher que o acusa de estupro. Além disso, justificou a divulgação do vídeo em que Neymar mostra o que seriam conversas de WhatsApp com a mulher:
— Não tínhamos escolha. Eu prefiro um crime de internet a de estupro. Foi o Instagram que tirou. Pelas regras do Instagram, estava normal. Ele preservou a imagem, o nome. Ele precisava se defender rapidamente. É melhor ser verdadeiro e mostrar o que aconteceu. Sabíamos da chantagem, mas não da coragem de fazer um B.O. em cima de uma situação dessas.
Tite se manifesta sobre o caso
A acusação de estupro contra Neymar dominou a entrevista coletiva do técnico da Seleção Brasileira na manhã de segunda-feira (3). Ao responder perguntas sobre o caso, Tite disse que pode julgar a situação e que "um atleta da qualidade do Neymar é imprescindível, mas insubstituível ninguém é".
Polícia vai novamente à Granja e intima Neymar
Durante a entrevista de Tite na manhã de segunda-feira (3), a Polícia Civil do Rio de Janeiro foi novamente à Granja Comary, desta vez para intimar Neymar a depor na próxima sexta-feira (7) sobre a divulgação de fotos íntimas da mulher que acusa o jogador de estupro.
Laudo particular mostra hematomas
O UOL divulgou na segunda (3) que teve acesso a um laudo médico que aponta hematomas na mulher que acusa Neymar de estupro. De acordo com a publicação, os exames foram feitos seis dias após o suposto encontro do jogador com a mulher. Além das marcas, ela, de acordo com o documento, apresentou problemas gástricos, perda de peso e sintomas de estresse pós-traumático.
Patrocinadora "profundamente preocupada"
A Nike divulgou posicionamento a respeito do caso Neymar nesta segunda-feira (3). Patrocinadora do jogador do PSG e da Seleção Brasileira desde o começo da carreira, a marca disse estar acompanhando as acusações de estupro e crime de informática supostamente cometidos pelo jogador.
Advogado diz que mulher deu versões diferentes
O escritório de advocacia contratado pela mulher que acusa Neymar de estupro rescindiu o contrato com a cliente, alegando que ela registrou no boletim de ocorrência informações diferentes daquelas que havia relatado aos seus defensores.
Em entrevista à TV Globo, o advogado José Edgard da Cunha Bueno Filho relatou que a mulher queria divulgar o caso à imprensa e ele foi contra. No texto em que é confirmada a rescisão de contrato entre o escritório e a cliente está descrito que "por raiva ou vingança", ela registrou no boletim de ocorrência fatos "em desacordo com a realidade".
Advogado nega tentativa de extorsão
Ex-advogado da mulher que acusa Neymar de estupro, José Edgard Bueno Filho negou que tenha tentado extorquir os representantes do jogador em reunião realizada antes da denúncia à Polícia Civil do caso. Bueno afirmou ao site UOL que o fato de o pai de Neymar ter citado o encontro mostra que o estafe do jogador pode ter usado a reunião como uma "armadilha" contra a moça.
Presidente da CBF descarta corte da Seleção
Em entrevista à SporTV, o presidente da CBF, Rogério Caboclo, descartou o corte de Neymar da Seleção e afirmou que está "acompanhando atentamente o que está acontecendo, com confiança na defesa e no jogador".
Acusadora fala publicamente pela primeira vez
A mulher que denunciou Neymar por estupro apareceu publicamente pela primeira vez desde que a acusação contra o jogador foi registrada, na última sexta-feira (31), em uma delegacia de São Paulo. Em entrevista ao SBT Brasil, a modelo Najila Trindade Mendes de Souza, 26 anos, voltou a afirmar que foi estuprada pelo atleta do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira.
— Fui vítima de estupro. Agressão juntamente com estupro — declarou ao repórter Roberto Cabrini.
Najila adia depoimento e diz que teve apartamento arrombado
A modelo Najila Trindade adiou o seu depoimento à polícia, que seria realizado na 6ª DPM de São Paulo nesta quinta-feira (6). Ela alegou que teve seu apartamento invadido na noite de quarta-feira (5). Entretanto, em entrevista ao jornal O Globo nesta quinta-feira (6), o dono do apartamento alugado por Najila contestou a versão da defesa da suposta vítima e negou que seu imóvel tenha sido arrombado.
Advogada deixa o caso
A segunda advogada de Najila Trindade deixou o caso nesta quinta-feira (6). A informação foi divulgada pela colunista Sonia Racy, em sua página no site do Estadão. De acordo com a jornalista, agora a suposta vítima será representada por Danilo Garcia de Andrade, que havia sido convidado por Yasmin Abdalla para assessorá-la. Antes de Yasmin, a modelo foi representada por José Edgard Bueno, que também deixou o caso.
Boletins de ocorrência apontam agressões de Najila ao ex-marido
Najila Trindade já teve seu nome envolvido em outros casos de polícia. De acordo com reportagem do portal UOL, publicada nesta quinta-feira (6), a modelo tem dois boletins de ocorrência registrados por episódios de agressão com o ex-marido, Estivens Alves. Ainda segundo o site, os documentos obtidos são de 2014.
Neymar presta depoimento no Rio
Em uma cadeira de rodas, por conta da lesão que o tirou da Copa América, Neymar chegou à Cidade da Polícia por volta das 19h15min de quinta-feira (6) para prestar depoimento sobre a divulgação de imagens íntimas de Najila Trindade, a mulher que o acusa de estupro. O jogador disse aos investigadores que a publicação na rede social ficou encarregada de dois assessores e que ele teria pedido a exclusão de imagens íntimas, o que não teria ocorrido por erro dos funcionários. Após depor, o jogador fez um rápido pronunciamento, no qual agradeceu os amigos e fãs que o estão apoiando.
Áudios mostram conversa entre Najila e Neymar
A TV Record divulgou na quinta-feira (6) uma mensagem de áudio de Najila Trindade para Neymar. A modelo pede o jogador "ser homem" e "assumir o que fez", além de dizer que vai pedir um "exame antidroga" para saber se ele não estava drogado durante o encontro.
Corpo de delito aponta apenas lesão no dedo de Najila
Segundo o site UOL, um ferimento no dedo foi a única lesão detectada em Najila Trindade, que foi submetida a um exame de corpo de delito, procedimento padrão em casos de denúncia por violência sexual. Najila havia apresentado um laudo médico particular, realizado no dia 21 de maio — seis dias após a data em que ela alega ter sido estuprada —, alegando que foram verificadas lesões nas coxas e nádegas. O médico gastrologista que assinou este laudo prestou depoimento na tarde de quinta (6), na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em São Paulo, e informou que as fotos anexadas não foram tiradas por ele.
Modelo presta depoimento em São Paulo
No início da tarde de sexta-feira (7), Najila Trindade chegou à 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em São Paulo, para prestar depoimento sobre a acusação de estupro contra Neymar. A modelo passou mal durante o depoimento e deixou o local carregada no colo por seu advogado.
Mulher fala em traição de advogado e cogita processo
Najila Trindade disse que a atuação do primeiro advogado contratado, José Edgard Bueno, trouxe prejuízos a ela. O ex-representante afirmou ao Jornal Nacional que ela não teria relatado crime sexual.
Outra reclamação é que ela não teria recebido a orientação correta para produção de provas do suposto abuso. O terceiro advogado da modelo, Danilo Garcia de Andrade, afirmou que ela cogita a possibilidade de procurar a Justiça, mencionando a hipótese de abertura de processo criminal, ação cível e representação na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Najila diz à polícia que tablet com vídeo foi roubado
Em seu depoimento à polícia, Najila Trindade disse que não poderia entregar o vídeo completo do segundo encontro com Neymar em Paris porque o tablet no qual estariam as imagens teria sido furtado. Ela relatou que o furto aconteceu quando seu apartamento foi arrombado, na última quinta-feira.
Justiça nega pedido para interromper investigação
A Justiça do Rio de Janeiro negou na sexta-feira (7) o pedido de interrupção da investigação que é conduzida contra Neymar por publicar imagens íntimas de Najila Trindade. Por meio de nota, a assessoria do jogador afirmou que os advogados que entraram com este pedido não fazem parte da defesa do atleta. E que peticionaram pela extinção da ação, sem julgamento do mérito.
Terceiro advogado de modelo deixa o caso
Danilo Garcia de Andrade, o terceiro advogado de Najila Trindade, deixou o caso na noite de segunda-feira. Segundo o UOL, ele disse que tomou a decisão após a cliente o acusar de planejar um arrombamento em seu apartamento e de furtar o tablet onde estaria um vídeo que mostraria o segundo encontro dela com Neymar em Paris. O advogado disse que deixaria o caso se a sua cliente não entregasse celular ou tablet com as imagens, o que não aconteceu.
Polícia denuncia Najila por difamação
Na noite de terça-feira (11), a Polícia Civil registrou um boletim de difamação contra a modelo. Quando concedeu entrevista ao SBT, ao ser questionada sobre o suposto arrombamento de seu apartamento, Najila Trindade disse que a polícia "está comprada". Pela declaração, foi registrado um boletim de ocorrência contra ela.
Novo advogado de modelo assume
Três dias após mais um advogado deixar o caso, Cosme Araújo Santos assumiu a defesa da modelo que acusa Neymar. O quarto advogado a representar Najila Trindade disse, em entrevista à TV Bandeirantes, que tem é o jogador quem tem que mostrar provas contrárias. Segundo ele, a palavra da vítima tem quase valor absoluto.
Neymar depõe em São Paulo
De muletas, o jogador chegou na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, em São Paulo, por volta das 15h15min desta quinta-feira (13), cercado advogados e seguranças. Seu depoimento à delegada Juliana Lopes Bussacos, possivelmente o último para que o inquérito policial seja concluído, durou cerca de quatro horas e meia. A delegada tem até o dia 30 de junho para encerrar as investigações, data que completa 30 dias do boletim de ocorrência registrado pela modelo Najila Trindade.
Assessor fala sobre vídeo
Alex Bernardo, assessor de Neymar, prestou depoimento na Delegacia de Repressão de Crimes de Informática (DRCI), no Rio de Janeiro. Ele teria sido responsável pelo vazamento de um vídeo com imagens íntimas de Najila Trindade. Apesar de admitir a divulgação, Bernardo negou a edição do vídeo, e afirmou que a publicação foi um pedido de Neymar. O jogador, porém, negou a responsabilidade pela exposição das imagens.
Justiça expede mandado de busca para celular
Najila Trindade esteve na 6ª Delegacia de Defesa da Mulher nesta terça-feira (18) e após passar horas no local, o novo advogado da modelo que acusa Neymar de estupro, Cosme Araújo Santos, afirmou que a polícia civil foi autorizada a entrar no apartamento de sua cliente para verificar se o celular está no local.
A Justiça expediu mandado de busca e apreensão para o endereço onde Najila mora para que o celular da modelo seja apreendido. O celular teria um vídeo de 7 minutos do segundo encontro entre Najila e Neymar. Apenas um minuto das imagens foram divulgadas e Najila aparece batendo no jogador. O aparelho também teria as trocas de mensagens entre a modelo e o jogador e entre Najila e uma amiga. Segundo o advogado, Najila não está com o celular desde o dia 7 de junho, quando deu depoimento na delegacia de defesa da mulher e isso foi registrado em ata.
Najila entrega (outro) celular
A modelo entregou um celular à Polícia Civil, mas não o que teria o vídeo de 7 minutos do segundo encontro com Neymar. Conforme o advogado de Najila Trindade, Cosme Araújo, ela não possui mais o aparelho antigo, mas manteve o mesmo número. A polícia tentará recuperar dados e arquivos perdidos.
Araújo, no entanto, afirma que o vídeo não contém nada relevante para a investigação.
Na França, polícia obtém imagens do hotel
O jornal francês "L'Equipe" noticiou nesta quinta-feira (20) que a Polícia Judiciária de Paris recolheu imagens das câmeras de segurança do hotel onde Najila Trindade diz ter sido agredida e estuprada por Neymar. A publicação diz que as imagens dos corredores do hotel mostram o jogador entrando e saindo do local.
A ação da polícia francesa faz parte de um pedido de autoridades brasileiras de cooperação internacional. No entanto, pelo fato de o caso ter sido registrado no Brasil, não há uma investigação em curso na França.
Neymar pode ser isentado de crime virtual
O jogador é investigado pelo vazamento de fotos íntimas da modelo Najila Trindade. Porém, a estratégia usada por ele pode isentá-lo de crime virtual. Quando depôs na Delegacia de Repressão de Crimes de Informática (DRCI), Neymar negou que tenha sido ele o responsável por publicar o vídeo em seu Instagram, ao qual se defende das acusações de estupro. O seu assessor, Alex Bernardo, assumiu, também em depoimento, a autoria do fato.
Polícia não indiciará Neymar por estupro
A delegada Juliana Lopes Bussacos, oficial titular da 6ª Delegacia de Defesa da Mulher de São Paulo, concluiu na tarde desta segunda-feira (29) que não houve estupro e agressão de Neymar contra a modelo Najila Trindade. As informações são do site G1. As promotoras do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid) podem oferecer denúncia (acusação formal à Justiça), pedir o arquivamento do inquérito ou pedir novas diligências. O MP tem prazo de 15 dias para se manifestar.
Quais os cuidados que tomamos para sermos justos nesta cobertura?
Como se trata de um caso que está em investigação pela polícia, tomamos precauções para evitar julgamentos prévios - a primeira delas é divulgar as versões das duas partes. Durante a sequência de conteúdos publicados, foram tratados tanto a versão da suposta vítima e sua alegação de crime, quanto a defesa de Neymar em entrevistas e nas redes sociais, além de declarações de advogados envolvidos. Enquanto não houver conclusões sobre o que aconteceu e se foi um crime, o estupro é tratado como uma suspeita por GaúchaZH, bem como a participação dos envolvidos no episódio. A identidade da mulher que diz ter sido estuprada só foi divulgada depois que ela própria se apresentou publicamente. Antes disso, a informação não estava disponível, e, mesmo que estivesse, não a teríamos revelado, por se tratar de uma suposta vítima de crime sexual. Entre os colunistas de GaúchaZH, há pontos de vista individuais e nem sempre convergentes, o que é normal por se tratarem de profissionais de opinião. David Coimbra escreve sobre o comportamento de Neymar, Cláudia Tajes analisa a percepção da imagem pública sobre a mulher e os analistas esportivos debatem questões ligadas à Seleção Brasileira e ao atleta.