Cresci assistindo a filmes produzidos nos Estados Unidos. Os de Hitchcock, os de Billy Wilder, os de Coppola, De Palma e Scorsese. As aventuras de Steven Spielberg, as comédias de Woody Allen, os thrillers de Alan J. Pakula e os dramas de Sidney Lumet. Mas também me nutri com visões e vozes da Ásia e da Europa, de países vizinhos e nações distantes. Esse é o foco de duas plataformas de streaming lançadas durante a pandemia, a Reserva Imovision e a Supo Mungam Plus, que surgem como paraísos a quem gosta de fugir de Hollywood.
A Reserva Imovision é a mais jovem (veja, ao fim da coluna, como assinar as duas plataformas). Criada pela distribuidora Imovision, estreou em abril e tem como foco os filmes exibidos nos principais festivais do mundo. Recentemente, por exemplo, lançou quatro ganhadores da Palma de Ouro em Cannes: A Criança (2005), dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, Entre os Muros da Escola (2008), do francês Laurent Cantet, Tio Boonmee, que Pode Recordar suas Vidas Passadas (2010), do tailandês Apichatpong Weerasethakul, e Eu, Daniel Blake (2016), do inglês Ken Loach. Nesta quinta-feira (17), estreia O Anúncio (2018), do turco Mahmut Fazil Coskun, sátira política que recebeu o Prêmio Especial do Júri da seção Horizontes no Festival de Veneza. No dia 24, às vésperas da data do Orgulho LGBT+, será a vez de Selvagem (2018), drama de Camille Vidal-Naquet sobre a prostituição masculina.
O catálogo convida a uma interminável volta ao mundo. 7 Dias em Havana (2012) reúne sete curtas filmados na capital de Cuba por Benicio del Toro, Pablo Trapero, Julio Medem, Elia Suleiman, Gaspar Noé, Laurent Cantet e Juan Carlos Tabío. O chinês Hou Hsiao-Hsien assina A Assassina (2015), em que conjuga a atenção às coisas mundanas com os elementos característicos das fantasias medievais de artes marciais. Escrito e dirigido pela tunisiana Kaouther Ben Hania, A Bela e os Cães (2017) recria, em nove planos-sequência, a história real de uma jovem que foi estuprada por policiais e, ao tentar fazer a denúncia na delegacia e no hospital, encontrou forte resistência. Em Adeus à Linguagem (2014), o suíço Jean-Luc Godard faz um filme de amor em que explora a narrativa cinematográfica (atuando como narrador, a certa altura ele declara que "As imagens hoje são o assassinato do presente").
Falando em mestres, a Reserva Imovision também tem o espanhol Carlos Saura (o documentário Argentina, de 2015), o austríaco Michael Haneke (A Fita Branca, de 2009, e Amor, de 2012), o francês Alain Resnais (Hiroshima Mon Amour, de 1959, e Amar, Beber e Cantar, de 2014)... Há vários títulos de Héctor Babenco, como Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, lançado em 1976, mesmo ano do polêmico O Império dos Sentidos, do japonês Nagisa Oshima. Do Irã, a plataforma conta, por exemplo, com A Separação (2011), de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de melhor filme internacional. Da Islândia, A Ovelha Negra (2015), de Grímur Hákonarson premiado na mostra Um Certo Olhar, em Cannes. Da França, Holy Motors (2012), do cultuado Leos Carax. Da Argentina, Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual (2011), de Gustavo Taretto, eleito pelo público o melhor latino do Festival de Gramado.
Diretoras se destacam na Supo Mungam Plus
A Supo Mungam Plus está no ar desde dezembro de 2020 e também é cria de uma distribuidora, a Supo Mungam Films, dedicada a filmes autorais e independentes. O catálogo mistura cineastas renomados a jovens realizadores, obras clássicas a novidades que não raro passam ao largo do grande público.
Pode-se, igualmente, viajar mundo afora — e seguindo passos femininos: diretoras são muito presentes na plataforma. Que tal começar com a versão restaurada de O Piano (1993), da neozelandesa Jane Campion, lançada no final de março? O filme ganhou três Oscar — melhor atriz (Holly Hunter), roteiro original e atriz coadjuvante (Anna Paquin) — e dois prêmios em Cannes: a Palma de Ouro (dividida com Adeus, Minha Concubina) e o troféu de melhor atriz.
A próxima parada pode ser o recém-lançado Juventude (2019), primeiro filme de ficção dirigido por uma mulher do Djibuti, Lula Ali Ismaïl. Na trama, três garotas de diferentes classes sociais estão prestes a se formar no Ensino Médio e, enquanto navegam pelo início da idade adulta, devem decidir entre permanecer no país africano ou ir para a universidade na França.
Na Europa, não deixe de visitar a Áustria de O Chão Sob meus Pés (2019), de Marie Kreutzer, um drama com toques de suspense hitchcockiano sobre as pressões exercidas sobre as mulheres nos ambientes de trabalho — especialmente os corporativos. Perto dali, conheça o Kosovo, um quinhão muçulmano do continente, pelos olhos de Antoneta Kastrati, realizadora de Zana (2019).
Entre outros olhares femininos disponibilizados, estão o da tunisiana Leyla Bouzid (Assim que Abro Meus Olhos, de 2015), o da chinesa Vivian Qu (Rua Secreta, 2013), o da mexicana Tatiana Huezo (Tempestade, 2016), o da espanhola Isabel Coixet (Minha Vida Sem Mim, 2003), o da polonesa Malgorzata Szumowska (Body, 2015), o da sueca Anna Odell (O Reencontro, 2013), o da romena Ioana Uricaru (Lemonade, 2018) e o da estadunidense Anna Biller (A Bruxa do Amor, 2016).
Também dá para assistir na Supo Mungam Plus uma das elogiadas obras de Kelly Reichardt, diretora do imperdível First Cow: A Primeira Vaca da América (2019), em cartaz desde quinta-feira passada (10) no cinema e no streaming. Trata-se de Wendy e Lucy (2008), que valeu uma Palma de Ouro especial à cachorra que contracena com Michelle Williams.
Duas cineastas que morreram alguns anos atrás estão sendo homenageadas. A tcheca Vera Chytilová (1929-2014) assinou, entre outros, As Pequenas Margaridas (1966) e Fruto do Paraíso (1970). Da belga Chantal Akerman (1950-2015), podem ser vistos seis títulos, incluindo Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975), que acompanha a rotina doméstica de uma mulher (interpretada por Delphine Seyrig) e é considerado sua obra-prima, Anos Dourados (1986) e A Prisioneira (2000).
Como assinar
- A Reserva Imovision é acessada neste link. Você pode assinar ou alugar (durante 72 horas). A assinatura mensal custa R$ 24,50, e há um preço promocional para o pacote anual: R$ 211,68 (os valores podem variar de acordo com o sistema operacional).
- A Supo Mungam Plus é acessada neste link e pode ser testada gratuitamente por sete dias. A assinatura é mensal, a R$ 23,90, ou anual, a R$ 199,90.