A história de Jean Pyerre no Grêmio é recente — o primeiro jogo do meia como titular foi em abril de 2019. Ou seja, em 2021, o camisa 10 vai completar apenas dois anos como um dos principais nomes de Renato Portaluppi no time. No entanto, durante este período, o atleta de 22 anos viveu altos e baixos no clube.
Foram diversos problemas físicos. Além de algumas lesões musculares, houve um período de afastamento por conta da covid-19. O meia deixou de atuar em 21 jogos na temporada 2019, quando machucou a coxa pela primeira vez, e em outras 22 partidas em 2020, devido a limitações físicas, à internação do pai e ao próprio contágio por coronavírus.
Somando a paralisação das disputas por conta da pandemia, foram 235 dias em que Jean Pyerre ficou longe dos gramados.
Confira a linha do tempo de Jean Pyerre no Grêmio:
7/4/2019 - Primeiro jogo como titular
Com Luan afastado, Jean Pyerre ganha chance contra o São Luiz e dá assistência para gol de Everton.
10/4/2019 - Gol e grande atuação
O Grêmio derrota o Rosario Central por 3 a 0 e volta a ter chances de classificação na Libertadores. Jean Pyerre marca um gol e dá assistência para outro. Quando substituído é aplaudido de pé pela torcida.
15/9/2019 - Último jogo no ano
O Grêmio comemora 116 anos com vitória sobre o Goiás por 3 a 0, na Arena. Jean Pyerre faz o primeiro gol em belo chute de fora da área.
20/9/2019 - A grave lesão
Em treinamento antes de enfrentar o Santos, o meia sofre lesão na coxa direita e deixa o gramado do CT Luiz Carvalho de maca. Previsão de recuperação do departamento médico era de 15 dias.
7/10/2019 - Sinais de retorno
Após 18 dias da lesão, Jean Pyerre aparece no CT gremista e por mais de 50 minutos é visto dando voltas ao redor do gramado ao lado do fisioterapeuta Gustavo Cardoso.
17/10/2019 - Relacionado para a Libertadores
O Grêmio embarca para o Rio de Janeiro, onde enfrentaria o Flamengo, seis dias depois, pelas semifinais da Libertadores, e o camisa 21 está entre os concentrados. Seria a grande esperança depois do 1 a 1 na Arena. Mas foi vetado pouco antes da partida no Maracanã.
1º/11/2019 - Departamento médico se pronuncia
Criticado pela demora no caso, o departamento médico gremista convoca entrevista coletiva para apresentar sua versão sobre a lesão de Jean Pyerre e fala sobre a dificuldade de cicatrização do local onde ocorreu o rompimento muscular. Somente 35 dias depois o clube anuncia que ele voltaria a jogar apenas no ano seguinte.
17/1/2020 - Atrofia muscular
Depois de ser liberado pelos médicos no final de 2019, o meia volta das férias com atrofia muscular e passa por mais um período de recuperação. "Não existe lesão que o deixará incapacitado", declara médico Paulo Rabaldo.
20/1/2020 - A nota da assessoria do atleta
A assessoria de imprensa de Jean Pyerre critica, em nota, o departamento médico do Grêmio: "A lesão na coxa direita, inicialmente, havia sido divulgada como de grau 2, porém, após novas avaliações e exames, constatou-se que era de grau 3. Medidas médicas já haviam sido tomadas visando à recuperação em um cenário menos grave, porém precisaram ser revistas".
21/1/2020 - "Culpa no cartório"
Um dia após a divulgação da nota, Renato Portaluppi concede entrevista e faz críticas ao comportamento de Jean Pyerre durante a recuperação: "Ele sabe que tem culpa no cartório".
27/1/2020 - Volta aos treinamentos
Após as polêmicas do início de temporada, Jean Pyerre volta a realizar trabalhos físicos no CT Luiz Carvalho. Retorno ainda não tinha data programada.
19/2/2020 - Primeiro trabalho com bola
Finalmente recuperado da lesão na coxa direita, o meia participa normalmente de um treinamento com bola, mas ainda não é liberado para voltar a jogar.
8/3/2020 - Um jogo depois de 174 dias
O Grêmio vence o Pelotas, por 1 a 0, na Boca do Lobo, e Jean Pyerre atua por 30 minutos. O bom desempenho é comemorado por ele e pelo técnico Renato Portaluppi.
4/5/2020 - Volta aos treinamentos
Nos primeiros 50 dias da pandemia, entre férias e trabalho em casa, Jean Pyerre participou de ações sociais. Na volta às atividade no CT, apenas para treinamentos físicos, jovem relata finalmente não sentir mais dores.
22/7/2020 - Titular e gol em Gre-Nal
Depois de 10 meses e oito dias sem começar uma partida como titular, Jean Pyerre é escalado para o Gre-Nal de retomada do Gauchão em Caxias do Sul. O Grêmio vence por 1 a 0, gol dele em cobrança de falta.
30/8/2020 - Decisão e drama
Poucas horas antes de decidir o Gauchão conta o Caxias, o meia divulga em suas redes sociais um vídeo do pai, Eduardo, que está internado em recuperação da covid-19. Ele atua na final, mas depois é afastado da equipe para acompanhar a família.
3/9/2020 - Pênalti e derrota para o Sport
O Grêmio perde para o Sport, por 2 a 1, na Arena, e Jean Pyerre começa no banco de reservas para que Renato dê chance a Thiago Neves, que seria dispensado dois dias depois. O camisa 21 entra aos 36 do primeiro tempo no lugar de Lucas Silva. O jovem comete pênalti, que valeu o segundo gol do adversário.
3/10/2020 - Teste positivo para covid-19
Recuperado de novo problema muscular, Jean Pyerre é afastado do Gre-Nal do Brasileirão após testar positivo para o coronavírus.
17/10/2020 - Retorno contra o São Paulo
Após lesão muscular e isolamento para tratar da covid-19, meia volta a atuar depois de 40 dias, no empate contra o São Paulo, no Morumbi. Ele joga por 20 minutos e quase marca um gol de falta.
22/10/2020 - Desconforto e nova parada
Jogador sente desconforto muscular e departamento médico prevê afastamento de duas semanas, o que corresponderia ao jogo do dia 8 de novembro, contra o Fluminense.
29/10/2020 - Retorno antes do previsto
Depois de perder os jogos contra América de Cali e Athletico-PR, por conta do desconforto muscular, Jean Pyerre é relacionado e atua nos últimos 20 minutos da vitória sobre o Juventude, pela Copa do Brasil. Tem atuação discreta.
12/11/2020 - A 10 e retorno triunfante diante do Cuiabá
Após lesões e covid-19, Jean Pyerre voltou com moral ao Grêmio. Após receber a camisa 10 de Renato, que era de Thiago Neves, o meia desencantou. O jogador, que não balançava as redes desde o Gre-Nal disputado em julho, marcou diante do Cuiabá, pela Copa do Brasil, e se emocionou após a partida ao lembrar dos últimos meses difíceis.
9/12/2020 - Desfalque contra o Santos na Libertadores
Após sentir dor em um músculo da coxa contra o Guaraní-PAR, Jean Pyerre fez exame de imagem no local e nenhuma lesão foi constatada. No entanto, Renato preferiu preservá-lo da primeira partida das quartas de final da Libertadores — no 1 a 1 com o Santos, na Arena.
16/12/2020 - Retorno e erros diante do Santos
O que deveria ter sido o retorno do grande "reforço" gremista na Vila Belmiro virou um pesadelo para Jean Pyerre e para o Grêmio. O meia errou logo no início da partida, permitindo o primeiro gol santista com menos de um minuto. Depois, errou um gol feito. Resumo: Grêmio foi goleado por 4 a 1 e eliminado da Libertadores.
22/1/2021 - Festa em Alvorada durante quarentena
Nas redes sociais, foram vazadas imagens de uma festividade em que Jean Pyerre foi gravado circulando, conversando com pessoas e sem máscara, às vésperas do Gre-Nal. O evento ocorreu em uma quadra de futebol 7 em Alvorada, onde o jogador nasceu. O Grêmio soltou uma nota lamentando o ocorrido.
24/1/2021 - Gol no Gre-Nal 2021
Apesar da derrota do Grêmio nos acréscimos, Jean Pyerre foi o destaque da partida pelo lado gremista. Foi por ele que as principais jogadas apareceram — além de ter sido o autor do único gol gremista da partida. Na cotação de GZH, recebeu nota 7.
8/2/2021 - Grande atuação diante do Botafogo
A goleada sobre o Botafogo passou diretamente pelos pés de Jean Pyerre. O camisa 10 vivia a fase mais goleadora da carreira profissional e, na ocasião, aumentou sua participação nos gols do clube gaúcho.
22/2/2021 - 100 jogos pelo Grêmio
Contra o Athletico-PR, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, Jean Pyerre completou 100 jogos como profissional do Grêmio. O atual camisa 10 gremista foi reserva, entrou no decorrer da partida e teve atuação discreta. Atingiu a marca em um momento que seu futebol recebia questionamentos.
7/3/2021 - Pai xinga Renato em vídeo
Eduardo Corrêa, pai de Jean Pyerre, fez duras criticas ao técnico Renato Portaluppi em vídeo vazado nas redes sociais depois da derrota para o Palmeiras na final da Copa do Brasil 2020 — Jean ficou no banco após perder a posição para Thaciano. Nas imagens, Eduardo não escondeu sua irritação com o técnico e afirmou que o time foi passear em Atibaia. No dia seguinte, pediu desculpas ao Grêmio pela atitude.
9/3/2021 - Lesão muscular às vésperas da Libertadores
Após perder a titularidade na decisão da Copa do Brasil, Jean Pyerre não foi relacionado para a estreia na segunda fase preliminar da Libertadores 2021 — primeiro compromisso tricolor no torneio. O camisa 10 teve nova lesão muscular na coxa direita e sua recuperação será de três e quatro semanas.