O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, comentou durante entrevista nesta quinta-feira (16) ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, sobre a possibilidade de fusão entre a sigla e outro partido.
Perillo afirmou que o partido não conseguiria se manter sozinho, pois precisa eleger candidatos e formar bancada. Para ele, existem apenas dois caminhos: incorporação ou fusão.
— Se depender de mim, nós vamos partir para uma fusão ou incorporação. O PSDB sozinho não dá para sobreviver. Acho difícil se manter — analisou.
A decisão deve ser divulgada em março. De acordo com Perillo, reuniões estão sendo realizadas internamente e com partidos para tomar a melhor decisão. Quanto a uma possível fusão com o PSD, o presidente afirmou que não pode cravar uma decisão, pois isso será debatido de forma democrática com o restante do partido.
— Se fosse depender só de mim, eu diria que sim, mas o partido é muito heterogêneo, é um partido que tem lideranças bastante fortes em vários Estados do Brasil, precisamos conversar com todos eles para definir o melhor caminho — declarou.
Candidatura de Leite à Presidência
Durante a entrevista, Perillo defendeu o lançamento de Eduardo Leite como candidato à Presidência do Brasil em 2026. Segundo ele, o histórico de Leite, que governou o Rio Grande do Sul em meio à pandemia de covid-19 e durante a enchente de 2024, é um auxílio em meio à polarização política presente no país.
— Ele já provou que tem competência, tem capacidade, é jovem, uma pessoa que tem ideias bastante claras — avaliou.
Para Perillo, Leite é um líder que pode sensibilizar os eleitores e ajudar a "virar a página da radicalização e polarização".