Formado em Jornalismo pela ESPM e em Publicidade pela FAAP, é comentarista da Rádio Gaúcha e tem o canal de YouTube RivoNews. Nascido em Porto Alegre, desde 2008 vive em São Paulo.

Autoritarismo e fanatismo
Opinião

Lógica Binária

É possível criticar situações como o STF e os réus do 8 de janeiro com lucidez — sem virar fã-clube nem cúmplice

Gabriel Sant'Ana Wainer

Enviar email
Fabio Rodrigues-Pozzobom / Agência Brasil
Na avalanche de narrativas, sobra condenação para o soldado raso e impunidade para o general da bagunça.

Enquanto uns celebram a queda do “mito” e outros gritam contra a “ditadura do Xandão”, o Brasil segue encurralado entre o autoritarismo e o fanatismo. Bolsonaro virou réu, Moraes virou protagonista, e o debate virou torcida — com direito a rivalidade de estádio e roteiro de novela ruim.

Na avalanche de narrativas, sobra condenação para o soldado raso e impunidade para o general da bagunça. A Justiça oscila entre firmeza e exagero, e a democracia se equilibra numa corda bamba puxada por dois lados perigosos.

Na coluna deste sábado (28) em Zero Hora, escrevo sobre o STF, os réus do 8 de janeiro e o risco de cair na armadilha binária que só ajuda quem nunca deixou de estar no poder. Spoiler: é possível criticar tudo isso com lucidez — sem virar fã-clube nem cúmplice.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Balanço Final

20:30 - 22:00