Mal encerrou a temporada 2020, o Grêmio entra de vez em 2021. A perda do título da Copa do Brasil, no último domingo (7), impediu o clube de dar férias aos jogadores, pois terá o primeiro confronto da fase preliminar da Libertadores nesta quarta-feira, contra o Ayacucho-PER, na Arena.
Inclusive, graças à lista de inscritos enviada à Conmebol, dá para se ter uma ideia do elenco com o qual o Tricolor abrirá as competições. E, em relação ao grupo que esteve à disposição de Renato Portaluppi até o início de março, há apenas duas novidades. Confira, setor por setor, as peças que o treinador irá contar:
Goleiros
Dos goleiros, apenas Julio César chegou ao fim do seu contrato, no final de fevereiro, e se despediu do clube. Paulo Victor, que assumiu a titularidade na reta final, mas começa o ano sem ser sequer relacionado para a largada na Libertadores. Vanderlei e o garoto Brenno continuam na Arena. Porém, a diretoria busca um novo camisa 1. O nome de Cássio, do Corinthians, foi especulado, ainda que o interesse seja negado pela direção. Enquanto não desembarca ninguém, o menino Adriel também aparece na disputa.
Laterais
Pela final contra o Palmeiras, fica a leitura de que o jovem Vanderson, de 19 anos, larga em vantagem sobre Victor Ferraz e Felipe Albuquerque na briga pela lateral direita. Mas ainda há a expectativa pelo retorno de Leonardo Gomes, que se recupera de duas graves lesões no joelho direito e não atua desde setembro de 2019. No lado esquerdo, Diogo Barbosa tem a sombra de Bruno Cortez e Guilherme Guedes.
Zagueiros
Quando Geromel sofreu lesão ligamentar no tornozelo esquerdo no Gre-Nal do Brasileirão, em janeiro, o departamento médico anunciou que ele deveria retornar aos gramados no início de março. Portanto, o zagueiro poderá compor a famosa dupla com Kannemann neste início de temporada. Completam a lista de defensores: Paulo Miranda, Rodrigues, David Braz, e os meninos Ruan e Emanuel.
Volante
A grande novidade entre os volantes é Michel. Recuperado de uma cirurgia no joelho esquerdo, o campeão da América foi inscrito na Libertadores. Como volta de empréstimo (defendeu o Fortaleza em 2020), deve entrar no final da fila, que tem também Maicon, Matheus Henrique, Lucas Silva, Thaciano e Darlan. Os meninos Lucas Araújo, Jhonata Varela, Caíque e Fernando Henrique também receberão oportunidades para mostrar serviço.
Meias
Com a queda de rendimento apresentada por Jean Pyerre, o chileno Pinares abre as competições como o armador central titular. Isaque, que também pode ser escalado como atacante, e o garoto Pedro Lucas, que estreou na vitória sobre o Brasil-Pel, também são alternativas para a posição.
Atacantes
O garoto Léo Chú, que atuou por empréstimo pelo Ceará até fevereiro, está de volta. Contudo, a concorrência pela posição é enorme. Além dos contestados Alisson e Pepê, que encerraram o ano como titulares, também aparecem Ferreira, Guilherme Azevedo, Everton e Luiz Fernando — que se recupera de uma lesão no tornozelo esquerdo. Léo Pereira e Bitello, da base, correm por fora.
Como referência na área, o goleador Diego Souza segue intocável, tendo o argentino Churín e o menino Ricardinho, de 19 anos, como reservas.