Na volta de Maicon ao time titular após quase dois meses, o Grêmio não tomou conhecimento do lanterna e rebaixado Botafogo na noite desta segunda (8). Com dois gols logo no início, o Tricolor encaminhou uma tranquila vitória que terminou com placar de 5 a 2 no Estádio Nilton Santos, em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Alisson e Jean Pyerre balançaram as redes no primeiro tempo. Diego Churín, de pênalti, e Matheus Henrique, duas vezes, ampliaram na etapa final, que teve Rafael Navarro e Matheus Babi marcando para o Botafogo.
Com o resultado, o time de Renato Portaluppi quebrou a seca de sete jogos sem vitória no Brasileirão. O Grêmio assumiu o sexto lugar na classificação com os mesmos 56 pontos do quinto Fluminense e ficou a dois do quarto, o São Paulo. São Paulo e Fluminense ainda jogam nesta rodada, na quarta, quando recebem Ceará e Atlético-MG, respectivamente, em suas casas. O time paulista é o próximo adversário tricolor, domingo, 20h30min, na Arena.
A situação de profunda crise vivida pelo Botafogo talvez tenha influenciado para o Grêmio entrar em campo desligado. Com erros de passes e de posicionamento, o Tricolor permitiu que o time carioca finalizasse três vezes nos primeiros quatro minutos de partida. Nenhuma delas foi no alvo.
Aos 6, a qualidade gremista fez a diferença. Em uma jogada que começou ainda na defesa, Maicon, Matheus Henrique e Jean Pyerre trocaram os últimos passes antes de a bola chegar a Alisson, que venceu o goleiro Diego Loureiro para abrir o placar no Nilton Santos na primeira finalização tricolor.
A goleada com reencontros importantes para o Grêmio
CONFIRA NA COLUNA
O gol cedo ditou os caminhos da partida. Não faltava ímpeto ao Botafogo, que insistia em chutes de média distância e ações individuais de pouco sucesso para tentar ameaçar Paulo Victor. Do outro lado, o Grêmio tinha calma para rodar a bola como se estivesse em um treino. Maicon ditou esse ritmo e foi o jogador que mais passes deu na primeira etapa.
Aos 16, a qualidade tricolor apareceu novamente. Em falta na entrada da área, Jean Pyerre aproveitou a barreira mal montada e bateu no canto, sem chances para o goleiro carioca, para ampliar a vantagem: 2 a 0.
Grêmio fez o que tinha de fazer contra o Botafogo
CONFIRA NA COLUNA
O camisa 10 quase transformou o placar em goleada logo depois em cabeçada defendida por Diego Loureiro. Também pelo alto, Alisson ameaçou na sequência. O Botafogo teve uma grande chance a partir de bela jogada de Matheus Nascimento, mas Rafael Navarro, com Paulo Victor já batido, viu Paulo Miranda aparecer para evitar o gol.
O primeiro tempo terminou em 2 a 0, mas com a impressão de que Grêmio havia dosado energia a partir do segundo gol diante de um adversário que já joga como um time de Série B.
Goleada no Engenhão mostrou um Grêmio mais equilibrado e envolvente
CONFIRA NA COLUNA
O Botafogo voltou para o segundo tempo novamente com a iniciativa do ataque e Matheus Nascimento tentou um gol acrobático. Como na primeira etapa, a resposta do Grêmio foi certeira. Com ajuda do VAR, o árbitro Rodrigo Dalonso Ferreira marcou pênalti de Romildo em Pepê aos 8. Churín bateu com qualidade para fazer o terceiro gremista.
Dois minutos depois, Rafael Navarro recebeu em profundidade, ganhou de David Braz na velocidade e chutou para descontar o placar: 3 a 1. Renato então resolveu descansar Maicon e chamou Lucas Silva para entrar na equipe. O jogo ficou mais aberto com os dois goleiros trabalhando. Na melhor oportunidade gremista, Jean Pyerre serviu Alisson, que chutou para defesa de Diego Loureiro.
Aos 25, o treinador gremista fez outras duas trocas. Os atacantes Isaque e Ferreira entraram nos lugares de Churín e Vanderson. Os garotos revitalizaram o Grêmio, que marcou mais dois gols, ambos com Matheus Henrique. Matheus Babi ainda descontou para finalizar o placar de 5 a 2.
BRASILEIRÃO — 35ª RODADA — 8/2/2021
BOTAFOGO (2)
Diego Loureiro; Kevin, Kanu, David Sousa e Hugo (Warley, 38’/2ºT); José Welison (Kayque, INT), Caio Alexandre, Romildo (Matheus Babi, 14’/2ºT); Cesinha (Marcelo Benevenuto, 38’/2ºT), Rafael Navarro (Lecaros, 25’/2ºT) e Matheus Nascimento
Técnico: Lucio Flavio (interino)
GRÊMIO (5)
Paulo Victor; Vanderson (Ferreira, 25’/2ºT), Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Matheus Henrique (Thaciano, 33’/2ºT), Maicon (Lucas Silva, 11’/2ºT); Alisson (Rodrigues, 33’/2ºT), Jean Pyerre e Pepê; Diego Churín (Isaque, 25’/2ºT)
Técnico: Renato Portalupppi
GOLS: Alisson (G), aos 6min, Jean Pyerre (G), aos 16min do 1º tempo; Churín (G), aos 8min, Rafael Navarro (B), aos 10min, Matheus Henrique (G), aos 28min e aos 32, e Matheus Babi (B) aos 36 do 2º tempo
ARBITRAGEM: Rodrigo Dalonso Ferreira, auxiliado por Henrique Neu Ribeiro e Johnny Barros de Oliveira (trio catarinense). VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
LOCAL: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
PRÓXIMO JOGO
DOMINGO, 14/2 — 20H30MIN
GRÊMIO X SÃO PAULO
ARENA — BRASILEIRÃO (36ª RODADA)