Queridinho de famosas como Thais Fersoza, o abdominal hipopressivo é um dos métodos mais comentados nas redes sociais para quem busca definir o abdômen. São exercícios que fortalecem a musculatura da região abdominal e do assoalho pélvico, e que trazem inúmeros benefícios para além da estética. Os praticantes relatam melhora das dores nas costas, da incontinência urinária e do funcionamento do intestino.
Os hipopressivos também são uma boa opção para mulheres no pós-parto, por ajudar a prevenir a diástase, condição fisiológica caracterizada pelo afastamento dos músculos do abdômen (uma espécie de linha afundada). Também auxiliam quem sofre de hérnia de disco, pois não existe movimento na coluna durante a sua execução.
Como fazer?
Apesar de estar na moda atualmente, essa técnica já é ensinada há milhares de anos nas práticas de ioga, e recebe o nome de uddiyana bandha. Como o exercício ainda é pouco conhecido, sugiro a orientação de um especialista no movimento ou de uma professora de ioga que domine a técnica de bandhas para guiar você com um olhar mais cuidadoso.
O ideal é que você faça o exercício quando estiver em jejum de, pelo menos, três horas. Há uma técnica específica na execução e uma progressão a ser seguida por quem pratica - e que é difícil de ensinar virtualmente -, mas segue um passo a passo básico para você aprender como funciona:
- Inspire normalmente pelo nariz. Depois, solte o ar completamente, até que o abdômen comece a se contrair “sozinho” e “encolha a barriga”, sugando os músculos abdominais para dentro, como se quisesse encostar o umbigo nas costas.
- Mantenha esta contração pelo tempo que você aguentar, segurando a respiração. Conforme adquirir prática, tente aumentar o tempo aos poucos, permanecendo o maior período possível sem respirar.
- Após a pausa, encha os pulmões de ar e relaxe completamente, voltando à respiração normal.
Além disso, é recomendável contrair o assoalho pélvico também - ou praticar a mulabandha na ioga. Você pode começar a prática desses exercícios numa posição deitada, para facilitar a execução e para entender melhor a técnica e a consciência do movimento. Uma vez dominado, você pode praticar sentada, com as pernas cruzadas ou em pé, inclinada para frente, em quatro apoios ou outras variações.
Hipopressivo emagrece? Entenda
É importante lembrar que esse exercício sozinho não promove perda de gordura, emagrecimento ou definição abdominal. O hipopressivo é apenas uma técnica de fortalecimento dos músculos, que pode ser associada ao seu treinamento físico. Para obter os resultados estéticos que esse tipo de abdominal promete, é importante ter uma alimentação regrada e praticar exercícios físicos que promovam uma queima calórica maior do que o consumo de calorias da sua dieta.
Esse exercício é contraindicado para mulheres grávidas e para quem tem pressão alta.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.