É comum encontrarmos o termo déficit calórico quando buscamos sobre emagrecimento, mas você sabe o que significa? Nós temos necessidades calóricas diárias mínimas para manter as nossas funções vitais em repouso (respiração, batimentos do coração, funcionamento do cérebro etc). A esse valor calórico (energético) nós damos o nome de taxa metabólica de repouso. Qualquer atividade extra, seja no trabalho ou por lazer, vai aumentar a necessidade de calorias que o corpo necessita para executar suas funções adequadamente.
Para entendermos o que é o déficit, temos que entender antes sobre o balanço energético, que é a matemática entre as calorias que o nosso corpo gasta e as calorias que nós ingerimos na nossa alimentação, e podem ocorrer três cenários:
- Balanço energético neutro: quando ingerimos as mesmas calorias que gastamos. Nesse caso, mantemos o peso corporal estável;
- Balanço energético positivo: quando ingerimos mais calorias do que gastamos. Nesse caso, o peso corporal aumenta, o excesso de nutrientes será armazenado;
- Balanço energético negativo: quando ingerimos menos calorias do que gastamos. Nesse caso, o peso corporal diminui, pois utilizamos nossos próprios estoques energéticos para manter o metabolismo funcionando adequadamente.
É justamente nesse último caso que surge o déficit calórico. Para gerar o emagrecimento, devemos consumir menos do que gastamos, deixando o corpo “no negativo” em calorias. Assim, o organismo mobiliza os estoques de nutrientes (carboidratos e gorduras) para fornecer a energia necessária.
Para gerar esse déficit, podemos apenas diminuir as calorias ingeridas pela alimentação, incluir ou aumentar a intensidade do exercício físico ou associar os dois fatores. Alimentos específicos, com promessa de aumentar o metabolismo, não têm impacto significativo no consumo de calorias - portanto, não caia nessa enganação!
Quantas calorias você precisa gastar para perder peso?
Considerando que um quilo de tecido de gordura no nosso corpo corresponde a aproximadamente sete mil calorias, para perder um quilo de gordura devemos gerar um déficit calórico de sete mil calorias. A perda de peso considerada saudável é de 0,5 a um quilo por semana.
Dessa forma, para perder um quilo em uma semana, devemos ter um déficit calórico de sete mil calorias em sete dias, ou seja, mil calorias por dia, que pode ser a associação de restrição calórica na alimentação (por exemplo, 700 calorias a menos por dia na dieta) e aumento da atividade física diária (qualquer exercício feito na intensidade correta para gerar aproximadamente 300 calorias de déficit calórico).
Alguns outros fatores também contribuem para o aumento da queima calórica diária, como, por exemplo, atividades laborais que exigem esforço físico (por exemplo, garis) e condições de saúde hipercatabólicas (por exemplo, febre, queimaduras, cânceres).
A fórmula do emagrecimento é simples, mas não é um processo fácil, pois é multifatorial e envolve não só atividade física e alimentação, mas questões sociais, emocionais e psicológicas. Portanto, busque sempre ajuda profissional para iniciar a perda de peso da forma mais segura e saudável.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de yoga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.