Não é raro ouvir relatos no consultório de pessoas que conseguem manter a dieta o dia inteiro, mas que acabam chutando o balde na hora do jantar. Para quem está tentando perder peso, a janta pode ser um grande desafio na hora de manter o foco.
Listei os maiores erros que você pode cometer na hora do jantar e que comprometem a sua os resultados da sua dieta. Confira:
1. Beliscar muito antes da refeição
Sabe quando você chega ao final do dia morrendo de fome e começa a beliscar tudo o que vê pela frente antes de jantar? Esse comportamento é comum e, muitas vezes, não é possível mensurar quanto se consumiu nessas beliscadas. Quando você faz isso, também é difícil perceber os sinais de saciedade, o que acaba fazendo com que se coma mais do que precisa. Quando falamos em emagrecimento, as calorias importam - mesmo que você não se importe com elas. Cuidado ao beliscar em excesso!
2. Falta de organização
A regra número um para quem busca emagrecer é: seja organizada! Você chega do trabalho na hora do jantar e, só então, começa a pensar no que irá comer? As chances de recorrer ao delivery (e sair da linha!) são grandes. O seu jantar precisa estar no seu planejamento do dia, assim como todas as outras refeições. Prefere cozinhar à noite? Sem problemas. Mas lembre-se de já ter organizado o que será feito e garanta que tem todos os ingredientes necessários em casa. Nada de deixar para improvisar, vamos evitar a autossabotagem, certo?
3. Comer sem atenção plena
Por mais que seu dia tenha sido estressante e cansativo, comer com atenção plena é fundamental para estar atenta aos sinais do seu corpo. Tudo bem se uma vez ou outra você quiser relaxar e jantar assistindo à sua série favorita, mas tornar isso um hábito pode ser um problema. Quando você come sem estar atenta à refeição, acaba ingerindo mais do que precisa.
Um bom exercício para voltar a atenção ao que consome é tentar identificar quais grupos de alimentos você tem no seu prato. Sinta bem o sabor de cada um, as texturas, a temperatura. Assim, fica mais fácil entender quando você está, de fato, saciada, e evita que coma demais.
4. Cortar carboidratos
Este erro é um clássico, né? Cortar carboidratos do jantar, além de ser desnecessário, pode ser um tiro no pé. A maioria das pessoas adora "carbos", e comer o que se gosta traz algo fundamental na alimentação: satisfação. Você pode se sentir saciada comendo apenas proteínas e gorduras no jantar, mas isso não significa que você está satisfeita. Isso acaba gerando um sentimento comum: você está com o estômago cheio, mas, ainda assim, fica com vontade de comer. Os carboidratos podem estar no seu jantar, desde que na quantidade correta para você.
5. Chegar ao horário de jantar com muita fome
É fácil fazer restrição alimentar no início do dia: você não come quase nada no café da manhã, almoça somente frango com salada, à tarde está tão envolvida no trabalho que esquece de lanchar. O resultado? Uma fome enorme no final do dia. Além disso, se você está constantemente estressada, ansiosa ou dorme mal, isso pode causar alterações hormonais que levam ao aumento da vontade de comer. Também é importante identificar se o que você sente nesse horário é realmente fome ou apenas vontade de comer - já que é nesse horário que você desacelera.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.