A gordurinha localizada, principalmente na região abdominal, é uma reclamação de muitas mulheres. Como perder a barriguinha que insiste em ficar, mesmo depois da dieta? A insatisfação vem de quem começou o processo de emagrecimento há pouco tempo ou de quem já perdeu bastante peso, mas não consegue se livrar daquela gordurinha.
Não há fórmula mágica: não há como controlar de que parte o nosso corpo irá queimar a gordura. Seria ótimo se você pudesse escolher de onde "tirar" primeiro, mas o seu organismo é quem decide. Ou seja, nenhum alimento ou atividade física poderá direcionar a região específica que você irá perder.
Mas há algumas estratégias alimentares que podem ser muito positivas para atingir o seu objetivo. A seguir, veja quatro deslizes que você precisa evitar para perder gordura abdominal:
1. Evite alimentos com densidade calórica alta
Saber escolher os alimentos certos faz toda a diferença. Para perder peso e eliminar gordura - seja ela localizada ou não -, sua dieta precisa estar em déficit de calorias. Isso significa que você precisa comer menos calorias do que gasta.
A escolha dos alimentos vai influenciar diretamente na quantidade de calorias que você consome, certo? Por isso, prefira opções com baixa densidade calórica, ou seja, que oferecem poucas calorias em um volume maior. Vale, por exemplo, optar por frutas mais cítricas, como o morango. Capriche nos vegetais como berinjela e abobrinha e sempre prefira os cortes de carne com menor teor de gordura.
2. Cuidado com os deslizes na dieta
Se o seu objetivo é perder aquela gordurinha localizada - e você está satisfeita com as demais regiões do corpo -, isso torna seu objetivo específico. E quanto mais específico for, menos espaço sobra para deslizes. Isso significa que você irá precisar se dedicar mais, evitar furos, comilanças desnecessárias e abrir mão de algumas comidinhas por determinado tempo.
Evite tudo aquilo que não está no seu planejamento nutricional - como bebida alcoólica, escapadas do final de semana que envolvem aquela pizza ou batata frita, a sobremesa que não estava planejada e assim por diante. Manter-se o mais fiel possível ao que foi planejado é fundamental.
3. Mantenha o foco - e a constância
Essa dica é a mais importante de todas: mantenha- se constante na dieta e pratique atividade física regularmente. Persista, continue seguindo o que foi planejado que os resultados vão aparecer. Muitas vezes, o que falta para você atingir o seu objetivo é se manter constante no estilo de vida.
O processo é lento e os resultados são a longo prazo. Se você se compromete durante um tempo, mas depois acaba relaxando, pode acabar voltando à estaca zero ou andar em círculos - o que vai resultar em frustração. Siga firme e procure profissionais capacitados para auxiliar você no processo.
4. Atenção à hidratação e ao sono
O óbvio também precisa ser dito: um corpo desidratado não exerce suas funções corretamente. Tomar a quantidade de água necessária é fundamental para o sucesso do seu emagrecimento. Esse cálculo deve ser feito junto ao seu nutricionista, pois varia conforme seu peso, composição corporal e atividades diárias.
Dormir bem também é fundamental, pois a qualidade do sono mexe com hormônios que estão relacionados com seu metabolismo. Você planeja as suas atividades do dia, mas esquece de colocar na conta suas horas de sono? Reveja sua organização! Oriento começar pelas horas que você irá dormir, e distribuir as demais atividades nas horas restantes.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.