Está começando a temporada de altas temperaturas. Nesse período, nós suamos mais e, consequentemente, perdemos mais líquido. Com isso, a necessidade de cuidar o consumo de água aumenta!
Nosso corpo é incapaz de armazenar água para uso futuro, então essa substância é frequentemente eliminada. O ser humano é composto, aproximadamente, de 70% de água, e ela é fundamental para que nosso metabolismo funcione adequadamente. A sede já é um sintoma de desidratação e não devemos esperar senti-la para repor.
Como a água é um componente valioso para o organismo, ele envia diferentes sinais para que aumentemos a ingestão, de forma a garantir que aconteça o consumo sistemático de líquidos.
Sintomas de falta de água no organismo: pele ressecada, boca e olhos secos, urina escura com cheiro forte, câimbras e cansaço constante. Confira abaixo outros sinais de alerta que não devem ser ignorados:
Fome constante
A fome que não passa nunca, mesmo depois de você se alimentar, é um sinal de pouca ingestão de água. Todos os alimentos possuem água na sua composição, por isso, se você constantemente ignora a sensação de sede, o corpo começa a enviar sinais de fome, porque essa é difícil a gente ignorar, não é mesmo? Por isso, beba bastante água durante o dia e você vai ver que vai sentir menos fome.
Dores de cabeça
O cérebro é composto de cerca de 74% de líquidos. Quando temos pouca água no organismo, o cérebro é diretamente afetado, e outros sintomas como moleza e até mesmo confusão mental podem vir junto. Além disso, a concentração e a memória ficam prejudicadas.
Intestino preguiçoso
Se você sente dor e dificuldade para evacuar, o problema pode estar na ingestão insuficiente de água no dia. Se o nosso corpo não tem líquidos suficientes, ele acaba absorvendo muita água do bolo fecal no intestino, deixando as fezes ressecadas. Essas fezes ressecadas têm mais dificuldade de passar pelo intestino, diminuindo a velocidade do trânsito intestinal, o que gera maior reabsorção de água (quanto mais tempo o bolo fecal fica no intestino, mais água vai absorvendo), ou seja, uma grande bola de neve. A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando a prisão de ventre e a formação de gases.
Agora, veja os benefícios da ingestão regular de água:
Diminuição da retenção de líquido
Na falta de água suficiente, ocorre um desbalanceamento dentro e fora das células, e ela acaba se acumulando em locais que não são adequados, causando os famosos inchaços. Vemos sinais disso quando começamos a ficar com marcas das roupas, das meias e de acessórios como anéis e pulseiras. O simples aumento da ingestão de líquidos faz com que essa água acumulada possa ser drenada e os inchaços diminuem.
Pele, unhas e cabelos mais saudáveis
Saúde das células que formam a pele, unhas e cabelos depende diretamente do aporte de água. O aparecimento de celulite e rugas está associado com má hidratação da pele, e unhas e cabelos frágeis e quebradiços também.
Ajuda a eliminar toxinas
O metabolismo está constantemente produzindo substâncias tóxicas que devem ser eliminadas do corpo. Esses metabólitos fluem num líquido que faz parte do sistema de faxina do corpo, a linfa, do sistema linfático. Na falta de água, esses metabólitos acabam se acumulando, quando deveriam estar sendo excretados.
Controla a pressão sanguínea
Mais da metade da composição do sangue é água. Se não tomamos o suficiente, o sangue fica mais viscoso e tem mais dificuldade para fluir nos vasos sanguíneos, o trabalho do coração para fazer o sangue circular aumenta, ele tem que bater mais forte e mais rápido para compensar.
Previne doenças cardiovasculares
Além disso, tomando bastante água, ele flui com mais facilidade pelos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de infartos e derrames.
Previne pedras nos rins
Se tomarmos água o tempo todo, o sangue flui com maior facilidade, e os rins não ficam sobrecarregados por filtrar sangue muito viscoso.
Dicas para aumentar o consumo de água:
Tenha sempre uma garrafinha por perto. No início é mais difícil, mas logo entra na rotina, e fica mais fácil de manter esse hábito;
Se o problema é o esquecimento, coloque um despertador de hora em hora no seu celular, lembrando-a de tomar um copo de água (existem aplicativos para isso também!);
No início, você vai urinar mais. E tá tudo certo! É só o corpo se adaptando. Logo ele se acostuma com a oferta contínua de água e você não vai mais precisar ir de 5 em 5 minutos no banheiro;
Todos os líquidos contam! Chás, sucos, chimarrão, mas dê sempre preferência para água pura, essa não tem calorias e tem o maior poder de hidratação;
Para saber quanto tomar de água por dia, calcule seu peso (kg) x 35 (ml de água). O resultado vai ser os litros que devem ser consumidos por dia;
Frutas também são cheias de água! Consuma pelo menos duas porções por dia;
Se você acha água “sem graça”, experimente saborizá-la! Com frutas, como laranja, limão ou abacaxi, e ervas como alecrim, manjericão, hortelã, e até outras especiarias, como gengibre, anis estrelado e canela, a água torna-se uma explosão de compostos benéficos pro organismo e de sabor!
Leia mais:
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de yoga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.