Quem já fez dieta com o objetivo de perder peso sabe bem: parece que, quando restam apenas dois quilos para chegar à meta, a balança estaciona. Muitas vezes, isso acontece mesmo que você esteja fazendo tudo certinho, atenta à alimentação e com a rotina de exercícios físicos em dia. E agora?
Trata-se do chamado efeito platô, que pode ocorrer quando você está há um longo período seguindo uma dieta hipocalórica. Atingiu esse estágio do regime e não conseguiu mais perder peso? Veja dicas para driblar a pausa na balança:
Aumente a ingestão de calorias
Sim, você leu certo! Depois de um longo período de dieta, o corpo acaba se adaptando ao mesmo estímulo. Para ativar novamente o metabolismo, uma boa estratégia é subir, gradativamente, as calorias que você está consumindo.
É importante manter o déficit calórico para atingir o emagrecimento, mas mexer na intensidade dessa restrição calórica pode ajudar. Por exemplo, se o seu plano alimentar possui 1,2 mil calorias por dia, aumente para 1,3 mil calorias. Peça a orientação do seu nutricionista sempre.
Varie a distribuição de nutrientes
Outra maneira de mudar o que você está consumindo na dieta é alterar a distribuição de carboidratos, proteínas e gorduras. Coma mais proteínas e menos "carbos", ou o inverso. Tudo depende de como está a distribuição atual do seu regime.
Quando você aumenta o consumo de proteínas também ajuda a melhorar o ganho e manutenção de massa magra, além de garantir a saciedade e prevenir o aspecto de flacidez.
Aumente ou modifique o gasto de calorias
Ao aumentar o gasto calórico você acaba incentivando seu metabolismo a melhorar também. Insira uma nova modalidade de exercício na rotina ou mude hábitos que façam você se manter mais ativo ao longo do dia. Quer ideias? Suba as escadas, por exemplo, em vez de pegar o elevador, ou estacione na vaga mais distante da entrada do mercado para se forçar a caminhar mais.
Mudanças simples podem fazer a diferença. Procure um educador físico para adequar a melhor atividade física para você, sempre respeitando seus limites.
Reavalie seus hábitos - com cuidado!
Antes de se desesperar porque o ponteiro da balança não mexeu mais, é importante analisar se você realmente está fazendo tudo certo. Entrar em efeito platô não é tão fácil como imaginamos. Deu aquela escapada no final de semana? Faz uma refeição fora do plano de vez em quando? Se é o seu caso, você não está em platô.
Não se baseie apenas pela balança
O último ponto (e talvez o mais importante) é lembrar que o peso da balança não é único e, muitas vezes, nem o melhor parâmetro para acompanhar sua evolução em uma dieta. Uma avaliação física e nutricional completa é importante para entender sua mudança de composição corporal, assim como as alterações nos hábitos alimentares.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.