Ingerir proteínas antes e após as atividades físicas não é nenhuma novidade, afinal, é um assunto que está em qualquer pauta de quem pratica exercícios ou seja ligado em alimentação saudável.
Mas você sabe qual o papel das proteínas? Porque é tão comum ver as pessoas sacudindo as shakeiras com suplementos a base do nutriente? Será que o consumo precisa ser imediatamente após se exercitar? Confira abaixo:
Os músculos são parte fundamental do corpo
Quando praticamos atividade física, seja de força, aeróbico, de resistência, de baixa ou alta intensidade, ocorrem microlesões no nosso tecido muscular: é assim que ele cresce e se mantém saudável. Os músculos são importantes para força, equilíbrio, proteção das articulações e até melhoram a postura corporal.
E mais: músculos ativos e fortes também aumentam a taxa metabólica, fazendo com que seu metabolismo funcione mais rápido e que você queime mais calorias em repouso. Queimar mais calorias em repouso significa poder consumir mais calorias durante o dia.
Consumo de proteínas e tecido muscular
E por que se fala tanto em proteínas quando falamos em pré-treino e pós-treino? Quando consumidas na quantidade correta e adequada para o seu corpo, elas irão melhorar o fornecimento de aminoácidos ao tecido muscular, aumentar seu desempenho e preservar a massa muscular durante a atividade.
Além disso, ficam responsáveis pela recuperação dos músculos após as microlesões causadas durante a atividade.
Quando consumir as proteínas?
Há algum tempo se acreditava que o consumo de proteínas precisava ser de 30 a 45 minutos após a atividade para otimizar os estoques de glicogênio e a hipertrofia muscular. Acreditava-se nesse processo devido ao fenômeno chamado de janela metabólica - momento no qual a ingestão de nutrientes faria o corpo passar de um estado catabólico para o anabólico (ganho de massa magra e força).
Um estudo realizado em 2003, entretanto, descobriu que o período da janela metabólica não dura apenas 45 minutos e sim 24 horas. Isso significa que você precisa dar atenção à quantidade de proteínas consumidas, mas não necessariamente precise consumir logo após o treino.
Além do exercício físico
As proteínas não são só amigas de quem pratica atividade física. Estudos apontam que ingerir proteínas pela manhã auxilia no processo de emagrecimento, além de serem ótimas opções de lanches intermediários. As proteínas podem ainda ser classificadas como de alto ou baixo valor biológico, um indicativo dos aminoácidos presentes. Quanto mais completa ela for, melhor. As proteínas de alto valor biológico estão nas carnes bovinas, aves, peixes e ovos.
E o whey protein? No momento da fabricação do queijo, ocorre a extração da proteína do soro do leite, de altíssimo valor biológico – ou seja, fornece os aminoácidos de forma completa e rápida. Além de ser fácil de transportar e preparar quando comparado com as carnes. Mas, apesar do fácil acesso, nada de inserir whey ou qualquer outra suplementação sem a orientação do seu médico ou nutricionista.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.