O processo de mudança é desafiador e cansativo. Nossa mente está programada para ficar na zona de conforto e em frente aos momentos desconfortáveis, aqueles fora do seu padrão de comportamento, vai tentar sabotar e trazer pensamentos que dificultem essa mudança.
Por isso, é importante estar sempre com plena consciência dos nossos comportamentos e, ao invés de nos autossabotarmos, enfrentar de frente os desconfortos de uma mudança. Neste processo, principalmente associado ao emagrecimento, eu vejo muitas mentiras que – inconscientemente – as pessoas se contam. Será que você se identifica com alguma delas?
"Meu metabolismo é lento"
O metabolismo varia de pessoa para pessoa, algumas possuem um mais acelerado, e outras nem tanto. Independentemente se o seu metabolismo é rápido ou lento, comer mais do que o gasto energético total diário é que vai causar ganho de peso. Assim como comer menos vai fazer você emagrecer. Todo metabolismo, se você estiver saudável, tem a capacidade de queimar gordura. Muitas vezes o erro está na sua adesão à dieta e à atividade física, e não na velocidade do seu metabolismo.
"Com a minha idade é muito mais difícil"
É verdade que o metabolismo diminui após os 30 anos, mas essa diminuição é de 1 a 2% ao ano. Se você é uma pessoa ativa, essa diferença não é significativa. Um plano alimentar bem calculado alinhado à prática de atividades físicas tira essa diminuição de letra. A verdade é que o processo de emagrecimento é difícil aos 18 anos, aos 20 anos, aos 30 anos, aos 40 anos… não é fácil para ninguém. Quanto mais novo você inicia, porém, menos vícios alimentares tem, então torna-se mais fácil a desconstrução de hábitos.
"Hoje eu malhei, então eu posso"
Se exercitar aumenta seu gasto calórico, é verdade, mas muito provavelmente a sua nutricionista já considerou esse gasto quando elaborou o seu plano alimentar. O pensamento que faria mais sentido seria: hoje eu não malhei, então preciso me cuidar em dobro. Sem contar você não come um pouquinho a mais: extrapola. E ao ultrapassar suas calorias diárias, sabemos o que acontece: aumento de peso.
"Eu estou fazendo tudo 100% certo"
Você jura que está fazendo tudo certo, mas esquece do churrasco do final de semana, da sobremesa naquele dia cansativo no trabalho, do happy hour da quinta-feira, dos dias que não foi treinar e por aí vai. Não que dar uma escapadinha da dieta vá atrapalhar totalmente seus resultados, mas a pessoa superestima os acertos e abafa os erros. A conta não fecha. Se você está fazendo tudo certo, o resultado virá. Exceto, é claro, se o paciente estiver com desequilíbrio hormonal.
"Eu não tenho tempo"
Muitas vezes a rotina é corrida, eu sei. Mas a verdade é que, na maioria dos casos, o que falta é organização e prioridade, e não exatamente tempo. Quanto mais organizado você for, mais tempo terá para executar tudo o que precisa. Defina seus horários, desligue o celular, faça listas de atividades a serem feitas. Manter uma alimentação saudável exige dedicação. Organize seu tempo para valorizar aquilo que você tem de mais valioso: sua saúde!
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?. Escreve semanalmente em revistadonna.com.