Se você está respeitando as normas de distanciamento social por conta do coronavírus, não voltou à academia, mas onde mora não tem muito espaço para praticar exercícios físicos, um treino na escada de casa ou do prédio pode funcionar muito bem! Atividades assim ajudam a fortalecer o corpo e a emagrecer.
Não esqueça de aquecer antes e alongar depois. Se você tem alguma doença prévia (cardíaca, respiratória, hormonal, metabólica, etc), consulte seu médico e um profissional de educação física antes de começar. Se você tem lesões articulares (principalmente na coluna, quadris, joelhos e tornozelos), também recomendo que consulte seus especialistas de confiança.
Suba e desça correndo
Isso estimula seu metabolismo e trabalha sua condição cardiorrespiratória. Se for muito intenso no início, você pode subir caminhando e descer correndo.
Suba de dois em dois degraus
Mantenha a coluna ereta e a visão ampla, para não correr o risco de queda. Não precisa ter muita pressa. Nesse exercício, além de trabalhar o aspecto metabólico, temos um impacto maior na produção de força nos músculos: você vai sentir a coxa e o bumbum "queimarem".
Subida com agachamento
Suba no degrau e agache, até chegar no topo da escada. Para descer, faça uma corridinha leve. Se quiser intensificar, você pode saltar e agachar no degrau.
Flexão de braços
Apoie as mãos no degrau e entre em postura de prancha. Mantenha o corpo firme e o abdômen ativo. Flexione os cotovelos, levando o peito em direção ao degrau, sem perder o tônus do corpo todo, e empurre de volta.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.