Se você está buscando uma alimentação saudável, independentemente do motivo, a organização é fundamental para ter sucesso nesta jornada. Pode parecer simples manter uma rotina alimentar organizada, mas há alguns erros que podem estar atrapalhando a sua dieta sem que você perceba.
A seguir, listamos os "escorregões" mais comuns:
1. Começar pelas compras no mercado
Você decidiu que vai melhorar sua alimentação na segunda-feira, então a primeira atitude é correr ao supermercado para garantir a comida da semana. Mas não adianta nada ir às compras sem antes ter organizado um cardápio semanal, listando exatamente o que você pretende comer. A lista de compras também é indispensável.
Sem uma organização prévia, você provavelmente comprará itens sem sentido, que acabarão esquecidos na geladeira. Ou só irá perceber na hora de cozinhar que esqueceu algum ingrediente essencial no preparo de suas refeições.
2. Higienizar frutas e vegetais só na hora de comer
Outro erro comum é deixar para fazer a limpeza dos vegetais só na hora da refeição. Fazer a higienização de frutas, verduras e legumes com antecedência ajuda na hora em que a fome bate - afinal, tudo estará pronto para consumo. Além de evitar o desperdício, essa atitude colabora para que você consiga inserir melhor esses alimentos no dia a dia.
Além de higienizar com antecedência - de preferência, assim que chegar do mercado ou da feira -, armazenar os vegetais da maneira correta ajuda na durabilidade desses alimentos.
3. Não revisar sua agenda da semana
Ter uma agenda de compromissos sempre atualizada é essencial para manter uma rotina alimentar organizada. Mantenha nas previsões da semana quando você precisará almoçar fora, os dias que deve ficar até mais tarde no trabalho ou que poderá passar mais tempo no trânsito. Para esses momentos, não deixe de organizar suas refeições principais e lanches intermediários para não cair na tentação do fast-food.
Uma boa dica para evitar deslizes é ter lanchinhos na gaveta do trabalho, na mochila ou bolsa, como barrinhas de proteínas, castanhas e, às vezes, até frutas. Facilite o acesso a alimentos nutritivos - e não o contrário.
4. Não levar em conta as etapas de produção das marmitas
Quando você pensa em organizar a rotina alimentar, provavelmente considera que precisa ir ao mercado e cozinhar, mas há outras etapas que precisam entrar na conta. A primeira é organizar o cardápio e a lista de compras. Depois, você vai ao mercado e compra tudo o que precisa. Em seguida, é hora de higienizar e armazenar os alimentos, e só então partir para o preparo das refeições.
Lembre-se de escolher diferentes modos de preparo, assim você economiza tempo. Por exemplo: enquanto usa o fogão para cozinhar arroz e feijão, coloque os legumes para assar no forno. Ah, e não esqueça de fracionar as refeições e identificá-las com data de produção, principalmente se pretende congelar.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.