Quem já fez dieta sabe bem: os boatos sobre o que funciona ou não e "dicas" sobre métodos, como pular refeições, são frequentes nas redes sociais. Mas, mesmo se o objetivo é perder peso, respeitar as principais refeições diárias pode fazer diferença na sua saúde.
Comer à noite engorda?
O jantar prepara você para um longo período de jejum. Muitas pessoas relatam sentir mais fome à noite e ignorar esses sinais não é um hábito saudável.
Além disso, existe uma falsa ideia de que comer à noite faz com que você ganhe peso, o que não é verdade. Você engorda se comer mais calorias do que gasta: essa é a regra.
Ao pular o jantar, você desequilibra os sensores de fome e saciedade, fazendo com que seja desencadeado um comportamento contrário ao que deseja: você acaba sentindo mais fome e acaba comendo mais, e isso, sim, pode levar ao ganho de peso.
Posso pular o café da manhã?
Além de impactar positivamente sua saúde, começar o dia com uma refeição nutritiva pode mudar até o seu humor para encarar uma longa jornada de trabalho ou de estudos. O café da manhã é a a primeira refeição após um jejum prolongado, já que a última refeição foi na noite anterior – por isso, é importante ter um cuidado especial para esse momento.
Em resumo: não é recomendado pular o café da manhã. Começar o dia com uma boa refeição também é importante para que você crie o hábito de realizar escolhas conscientes ao longo do dia.
Quantas refeições devo fazer por dia?
Além do café da manhã ser fundamental para começar o dia com disposição, as demais refeições merecem atenção e cuidado.
Os lanches intermediários, por exemplo, ajudam a manter a saciedade entre uma refeição e outra, o que é ótimo para quem quer perder peso – ou até mesmo evitar que ganhe aqueles quilinhos indesejados. Se você chega em todas as refeições com muita fome, a tendência é que coma muito mais do que precisa. Por isso, é importante que o número de refeições seja coerente com a sua rotina.
Respeite sua individualidade, busque sempre adequar suas necessidades nutricionais à sua rotina e particularidades.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.