Definir metas assertivas e bem elaboradas é fundamental para atingir seus objetivos. Caso contrário, podem até lhe puxar para baixo. Com a virada do ano se aproximando, nos sentimos mais motivados a elaborar planos e a tirar do papel aquela vida saudável tanto almejada. Se você não sabe como começar ou recomeçar a ter hábitos que façam bem para a sua saúde, elaborar suas metas pode ser um ótimo início. Confira a seguir algumas dicas para fazer sua lista de resoluções para 2022 de maneira inteligente.
1. Identifique qual é o seu propósito
Este é o primeiro passo e sem ele será difícil você construir suas metas. Você não vai se sentir motivada e disposta a mudar todos os dias, mas com um objetivo claro fica mais fácil seguir em frente. O seu propósito é o motivo pelo qual você deseja mudar. Questione-se: por que você quer mudar seus hábitos alimentares? Quais são suas dores? Por que isso é importante? Se você não sabe aonde está indo, qualquer lugar serve; mas se você não sabe por que você está indo, não há razões para ir.
2. Uma meta nunca deve começar com "não"
Esse erro é muito comum. Chegam ao consultório muitos relatos de pacientes que criam metas como: não consumir açúcar por 30 dias ou não comer fast food durante duas semanas. Você pode até conseguir cumprir o objetivo por um tempo, mas, na maioria das vezes, eles falham a longo prazo. Tudo que resiste, persiste. Quando você cria restrições como regra, sua mente automaticamente vai tentar lhe sabotar e aumentar ainda mais o seu desejo por aquilo que você restringiu.
3. Seja específica
Quando você cria uma meta mas não define como, quando e com qual prazo, fica fácil arrumar desculpas para não cumpri-la. Por exemplo, você pode definir como meta se exercitar três vezes na semana. Parece ótimo, mas quando você fará isso? Quais dias da semana? Em qual horário? Até que dia você precisa ter colocado isso em prática? Quando você não especifica, acaba deixando pra depois. Quando percebe, se passou um mês e a meta continua na gaveta.
4. Crie metas reais
Facilite o processo pra você: não pegue leve, mas também não pegue pesado demais. Se desafiar é importante, mas não dificulte a situação criando metas que não são viáveis dentro da sua realidade. Lembre-se de que as suas metas servem para lhe motivar a seguir em frente e não para lhe fazer desistir do seu objetivo. Analise com calma e consciência o que é possível dentro da sua rotina, dos seus horários e, o mais importante, da sua vontade.
5. Seja coerente
Faz realmente sentido para você atingir essa meta? O processo de mudança de hábitos alimentares precisa fazer sentido para você. O seu propósito é muito importante aqui. Muitas vezes você quer uma alimentação mais saudável porque se sentir mais disposta, mais bonita e com mais energia é uma prioridade para você, mas você acaba agindo contra isso na hora de se alimentar. Você só consegue ser coerente quando entende por que é importante se esforçar para atingir essa meta.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.