Dezembro e chegou e você já começa a pensar nelas, as festas de final de ano. É comum ficar mais ansiosa nesse período e, consequentemente, ativar gatilhos mentais que levam a sabotar a dieta antes mesmo das celebrações de fato ocorrerem.
O mês mal começou e a dupla chamada "preocupação e culpa" já está te acompanhando? Listamos seis dicas para ajudar a lidar melhor com essa época do ano. Confira:
1. Foque no agora
As refeições de Natal e Ano-Novo ocorrem somente no final do mês. Antes disso, você deve ter, pelo menos, 60 refeições (considerando que faça quatro por dia). São mais de 60 oportunidades de fazer boas escolhas. Se o seu pensamento está nos jantares do dia 24 e do dia 31, você não consegue estar presente e fazer escolhas conscientes nas refeições de agora. Que tal trazer seu pensamento para o presente? Fazendo as melhores escolhas que puder hoje?
2. A exceção não define a regra
Como você viu no tópico anterior, as festas de final de ano não são uma regra. Não são o que você come todos os dias. É apenas uma exceção, um momento especial e único: e assim você deve encará-lo. Permita-se comer o que gosta, sem exageros, e lembrando que o mais importante é o que você faz no dia a dia.
3. Não faça restrições prévias excessivas
Você não precisa fazer restrições excessivas para compensar duas refeições que ainda nem ocorreram. Mantenha sua alimentação saudável normalmente, fazendo escolhas nutritivas e se mantendo ativa. Esse comportamento de restrição resulta em um comer impulsivo, que leva ao aumento do sentimento de culpa após eventos especiais (e esporádicos). Não pule refeições e nem corte alimentos sem orientação.
4. Planejamento é importante
Quando nos organizamos, aumentamos as chances de fazer escolhas melhores. Inclusive na hora daquela refeição das festas de final de ano. Planeje os dias que antecedem as celebrações, assim como os posteriores. Sem organizar suas refeições, você acaba tendo que improvisar e nem sempre isso significa ter boas opções ou fazê-las. Se for viajar nesta época, o planejamento é ainda mais importante.
5. Não esqueça de se hidratar
Quando saímos da rotina fica mais difícil manter alguns hábitos, e consumir água é o primeiro a ser deixado de lado pela maioria das pessoas. Lembre-se de ter estratégias que lhe auxiliem a se manter hidratada nesses momentos: tenha uma garrafinha por perto, coloque lembretes no celular, espalhe post its pela casa. A hidratação é fundamental para manter o equilíbrio.
6. Faça escolhas conscientes
Você não precisa comer só por comer. Reflita sobre o que realmente está com vontade de comer, o que você gosta e esteja atenta aos sinais de saciedade. É importante também que você não chegue com fome em excesso na hora da ceia. Como ressaltado acima, restrição durante o dia de Natal ou Ano-Novo não é uma boa estratégia. Além de influenciar na sua fome, também afeta suas escolhas.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.