Dia de estreia por aqui e antes de eu entrar no assunto da semana, vou me apresentar rapidamente. Me chamo Paula, sou nutricionista e depois de muito lutar contra a balança, resolvi me aliar a ela. Acredito na nutrição comportamental que trabalha na forma como nos relacionamos com a comida. E essa relação - vai por mim - pode ser maravilhosa!
Então, vamos ao tema de hoje?
Todo início de ano a gente faz aquele balanço interno, não é? Reflete sobre o que conquistou no ano que passou e traça novas metas para o que se inicia. E é aí que você promete: vou começar a dieta, esse ano vai! Pois saiba que o processo de uma dieta bem-sucedida começa muito antes de organizar suas refeições da semana.
Eu sei, a gente passa a vida toda lendo muitas coisas sobre o tema e durante muito tempo relacionamos dieta com restrição. Na verdade, não é bem assim. Vou te contar um segredo: dieta é desconstrução. Isso mesmo! É preciso mudar a forma como você se relaciona com a comida e isso leva mais tempo do que a gente gostaria.
Abaixo, veja cinco dicas que podem te ajudar a ter sucesso nessa nova etapa:
Direção é mais importante que a velocidade
Está tudo bem não seguir 100% da dieta no início. Todos nós erramos ao longo do caminho. Faz parte! Seja gentil com você mesma, você está em um processo de mudança. É como mudar de cidade: às vezes você pode pegar o ônibus errado. Não se culpe por isso.
Tenha metas possíveis
Além disso, trabalhe com objetivos alcançáveis. Nada de estipular metas fora do que você pode cumprir.
Monte um diário
Defina por que você quer começar a dieta e escreva em algum lugar que fique no seu campo de visão. Na geladeira, do lado da cama, no plano do fundo do celular. Quer começar uma dieta? Ótimo! Por qual razão? Reconhecer isso também te ajudará nos momentos difíceis.
Procure ajuda
Para começar uma dieta você vai precisar de alguém que entenda do assunto. Nada de copiar a dieta da colega de trabalho. Seu corpo não reage da mesma forma que o dela. O profissional capacitado para elaborar uma dieta de acordo com suas necessidades é o nutricionista.
Dieta não é só frango e salada
Comer frango e salada até pode fazer você atingir seu objetivo mais rápido, mas não é saudável a longo prazo. Sua dieta tem que caber em você e não o contrário! Por isso, reforço: procure um profissional que você se identifique e se sinta à vontade. Isso é importante para que você não tenha medo de falar sobre as suas particularidades e suas dificuldades na hora de fazer dieta.
Respira fundo e vai, vai dar tudo certo! Espero ter te ajudado nesse pontapé inicial e sempre que precisar, conta comigo! Um super beijo & stay healthy!
Paula Mar Pinto tem 28 anos e é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.