Pesquisas recentes na área da indústria alimentícia têm trazido grandes descobertas e desconstruído alguns conceitos quando o assunto é alimentação saudável. Você certamente vai lembrar do caso do ovo, que, depois de muito tempo sendo tratado como vilão, hoje é uma parte importante de uma dieta equilibrada. Isso acontece também com as gorduras em geral. A manteiga é uma ótima referência, já que atualmente pode ser inserida na alimentação diária, sempre dentro de um contexto equilibrado.
Essa história ficou ainda melhor com a popularização da manteiga ghee. Já ouviu falar? Muita gente já se rendeu às graças dessa manteiga diferente que promete ser mais saudável — e igualmente saborosa — do que a comum. O produto começou a ganhar espaço com as dietas com restrição à lactose, já que pode ser utilizado por intolerantes leves. Abaixo, confira o que é e como a manteiga ghee pode fazer parte da sua alimentação.
O que é e onde surgiu?
A manteiga ghee tem origem indiana e é feita a partir de um processo simples utilizando a tradicional. Para prepará-la, a manteiga (sempre sem sal) é levada ao fogo baixo para ferver bem devagar, iniciando assim a sua purificação.
Para se conseguir uma manteiga clarificada, o processo deve parar antes da fervura, apenas aquecendo a manteiga. Durante esse processo, que deve ser feito de forma lenta, os sólidos do leite começam a se separar do líquido, ficando no fundo da panela. Já as impurezas e toxinas da manteiga formam uma espuma branca no topo, deixando a parte pura da gordura entre essas duas camadas. O resultado disso é retirar apenas o líquido dourado transparente do meio, que, ao esfriar, se transforma em ghee. A manteiga ghee é então uma manteiga clarificada e purificada, mas o contrário não se aplica.
Porque ela é mais saudável?
Em primeiro lugar, a manteiga ghee é feita a partir de uma fonte natural e, após todo o processo, fica sem toxinas, impurezas e com o teor de lactose e proteína do leite quase zero. Também possui diversas propriedades como vitaminas A, D, E e K, além de gorduras boas como CLA, ômega 3 e 6. É rica ainda em butirato, ácido graxo ligado a uma resposta imunológica que pode diminuir a inflamação e ajudar a melhorar o sistema digestivo.
Como utilizá-la?
O sabor é muito parecido com a manteiga tradicional e pode ser utilizada em qualquer alimento ou preparação, principalmente em substituição à manteiga, margarina e outras gorduras. Uma boa dica é temperar a manteiga ghee com ervas frescas para variar o sabor.
É recomendável que se consuma com moderação. Apesar de mais saudável, continua sendo uma fonte de gordura e o excesso pode fazer mal. Procure sempre a orientação de um nutricionista para inserir os alimentos de maneira assertiva na sua rotina.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.