As celebrações de final de ano estão chegando e costumam vir acompanhadas do excesso de comida e bebida. Esse exagero pode trazer consequências como a retenção de líquidos, favorecida também pelas temperaturas mais elevadas da estação. O efeito pode ser notado pelas marcas de pressão das meias, calça ou dos sapatos. Também é comum surgir a sensação de estufamento, entre outros sintomas desconfortáveis. A causa desse inchaço, na maioria das vezes, é a má alimentação e baixa hidratação — mas lembre-se de procurar ajuda para se certificar de que não se trata de alterações renais, cardíacas ou hepáticas.
Mas como diminuir a retenção de líquidos?
Água é o melhor diurético natural. Se você está se sentindo inchada e retida, reforce o cuidado com a hidratação. O ideal é consumir água pura, de acordo com sua necessidade individualizada. Um bom parâmetro é multiplicar o seu peso (em quilos) por 35. O resultado é a quantidade de água em ml que você precisa consumir por dia.
Evite alimentos com excesso de sódio, como industrializados, pois podem potencializar a retenção, causando inchaço principalmente nos pés, mãos, rosto e abdome.
Detox e diuréticos
A eliminação de toxinas feita pelos rins pode ser prejudicada por uma má hidratação. Para o rim funcionar adequadamente, é preciso que a ingestão diária mínima de água seja atingida. Com a hidratação garantida, consuma alimentos diuréticos que aumentam o fluxo de urina e ajudam no funcionamento renal. Inclua na alimentação as frutas vermelhas, laranja, tangerina, mamão, limão, manga e banana. Também é bom apostar nos vegetais frescos e orgânicos, como brócolis, couve-flor, abóbora, rúcula, couve e tomate.
Mais dicas de alimentos e bebidas
Os alimentos ricos em água, como a melancia, o abacaxi e o pepino, são ótimas opções para ajudar a diminuir o inchaço. O melão é rico em potássio e magnésio e também é bom para ajudar no funcionamento dos rins. Alguns chás podem completar o menu para diminuir a retenção hídrica: aposte no chá de cavalinha, hibisco e chá verde. Ah! Sem esquecer da água de coco, um isotônico e diurético natural, fonte de muitos minerais e ótimo em combinações com frutas e ervas.
Atividade física e hábitos alimentares saudáveis
Por mais que você já saiba, é importante ressaltar que ter uma rotina que inclua alimentação saudável e prática regular de atividade física é fundamental para a sua saúde. Nenhum alimento isolado substitui uma dieta equilibrada e uma rotina ativa.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.