Quando o assunto é emagrecimento, novas estratégias e tendências estão sempre surgindo com a promessa de ajudar na perda de peso. Nos últimos tempos, um dos protocolos mais buscados na internet é a chamada dieta da Indonésia. Já ouviu falar?
A dieta ficou conhecida por ser uma das estratégias utilizadas para o emagrecimento do "menino mais pesado do mundo", que chegou a perder 100 quilos. Arya Permana era uma criança acima do peso, apresentando sinais de obesidade já aos cinco anos de idade. O relato dos pais é de que o menino via a comida como consolo. Em 2016, aos 10 anos, ele pesava 192 quilos, seis vezes o peso das crianças de sua idade. A rotina alimentar dele - além de descontar emoções na comida - era de realizar cinco refeições ao dia. Arya consumia junk food, bebidas açucaradas e alimentos gordurosos em excesso. Um padrão alimentar nada saudável, não é? Além da dieta, Arya também foi submetido a uma redução de estômago.
Como funciona?
A dieta da Indonésia é baseada em uma alimentação rica em vegetais frescos, cereais, soja, frutas, peixes e frutos do mar. Tem baixo teor de carboidratos e alto teor de proteínas e gorduras, semelhante à dieta low carb.
Protocolos ricos em vegetais, cereais e frutas ajudam no bom funcionamento do intestino, eliminam o excesso de líquido do corpo e podem acelerar o metabolismo. Quando observamos as características dessa dieta, percebemos que exclui fast food, alimentos ricos em gordura, sódio, açúcar ou conservantes (industrializados) - ou seja, propõe um equilíbrio alimentar.
Afinal, dá certo?
O que faz com que você perca peso é mudar seus hábitos alimentares e conseguir ter uma boa adesão à estratégia proposta. Isso significa que, para uma dieta dar certo, precisa considerar as suas características individualizadas. Se é fácil para você aderir a esse protocolo, as chances de funcionar para você são maiores.
Antes de começar uma dieta, lembre-se de consultar um nutricionista para identificar suas necessidades nutricionais individualizadas e encontrar a melhor estratégia para você.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.