Todo esse tempo dentro de casa tem influenciado diretamente na nossa saúde, física ou mental. E, para manter o equilíbrio, precisamos adotar uma série de cuidados na rotina.
Existe um órgão do corpo humano que é fundamental para que estejamos bem: o intestino. Em tempos de pandemia, quando manter uma alimentação saudável fica mais difícil com o home office, é normal que ele fique assim, meio "desregulado". Some a isso o aumento da ingestão de bebidas alcoólicas, do consumo de doces e a diminuição nas atividades físicas.
Se a sua saúde intestinal estiver comprometida, isso pode causar desconforto abdominal, inchaço, constipação, alterações de humor e diminuição da disposição, além de queda de cabelo e unhas quebradiças. Por isso, algumas medidas são essenciais, como fornecer os nutrientes corretos e evitar o excesso de alimentos e hábitos que prejudiquem a saúde intestinal.
Para auxiliar a regular seu intestino, vale inserir alguns alimentos no cardápio. Veja:
Inclua mamão e abacaxi no prato
Você, com certeza, já escutou que, para dar uma "ajudinha ao intestino", deveria comer mamão e abacaxi. E a explicação é simples: esses alimentos possuem enzimas que fazem com que a digestão do alimento seja aprimorada durante sua passagem no trato intestinal. Além disso, frutas são fonte de fibras e atuam como prebióticos - ou seja, servem de alimento para as bactérias boas do intestino.
Invista em verduras, legumes e grãos
Consuma uma boa quantidade de verduras, legumes e grãos como feijão. O iogurte natural também é rico em prebióticos - ou seja, trata-se de uma ótima opção de lanche intermediário.
Beba (mais) água
As fibras alimentares também são importantes na formação do bolo fecal, assim como a ingestão de uma quantidade adequada de água. Para estimar a quantidade que você deve consumir, multiplique seu peso por 35. O resultado será o número de mls que você deve ingerir diariamente.
Ter uma dieta com a quantidade certa de vitaminas e minerais, elaborada por um nutricionista, vai garantir que você esteja disponibilizando o que seu corpo precisa para a nutrição da células intestinais. E, é claro, lembre-se de se exercitar regularmente e cuidar da sua saúde mental também.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.