Pular refeições, comer produtos industrializados, ingerir muito sódio, beber refrigerantes e bebidas alcoólicas são alguns dos fatores que contribuem para o inchaço e para que, de fato, ocorra o aumento da retenção de líquidos nas nossas células.
Se você está passando por isso, veja algumas dicas de como você pode melhorar esses sintomas e se sentir mais leve:
Aposte nos alimentos in natura
Frutas e vegetais íntegros e frescos são ricos em fibras e melhoram o funcionamento do intestino, além de fornecerem vitaminas e minerais, que são essenciais para o bom funcionamento do metabolismo.
Dê especial atenção à mastigação
Quanto mais lenta for, maior será a saciedade, a digestão e a absorção dos nutrientes.
Evite bebidas alcoólicas
Elas são um dos piores vilões para a retenção. O álcool aumenta o acúmulo de líquidos, nos deixando com aquela aparência inchada, que deixa a marca das roupas, das meias e dos anéis na pele. Esse acúmulo pode durar por dias, dependendo da dose consumida.
Mexa-se!
Os músculos bombeiam o sangue e a linfa contra a gravidade, para que o sangue retorne ao coração e a linfa seja devidamente drenada. Se a sua musculatura não tem um tônus adequado e se você é sedentária, esse bombeamento não ocorre de forma eficiente, acumulando líquidos nas pernas e nos pés. Portanto, pratique exercícios físicos!
Fuja do sal e temperos prontos
Quando consumimos sódio em excesso, o líquido presente dentro das células vaza, acumulando para fora e ocasionando o nosso já conhecido aspecto da retenção, quando a meia, as costuras das roupas e os anéis marcam a pele.
Além do próprio sal, devemos cuidar os embutidos (presunto, mortadela, salame, etc), refrigerantes (sim, eles têm bastante sódio, mesmo sendo doce), queijos e todos os produtos industrializados. Opte por temperos naturais, ervas frescas e secas, e alimentos in natura e integrais. Aqui a regra do “descasque mais, desembale menos” funciona muito bem para saber qual alimento escolher.
Importante: beba muita água
Quanto menos água nós ingerimos, mais nós retemos, portanto, a partir de hoje, tente adicionar um litro a mais por dia. Além disso, a água ajuda a eliminar as toxinas do corpo, melhora o funcionamento do intestino e a absorção dos nutrientes, aumenta a disposição, e diminui dores de cabeça e sensação de fome.
Raquel Lupion é formada em Nutrição e Educação Física, tem especialização em Nutrição Clínica e Mestrado em Ciências do Movimento Humano. Sua motivação é promover um estilo de vida saudável, fugindo de radicalismos e tentando encontrar o caminho do meio entre o que é necessário e o que é prazeroso. Na vida profissional, divide seu tempo entre atender em consultório, dar aulas de ioga, palestrar e ministrar cursos. Escreve semanalmente em revistadonna.com.